quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Citações sobre a memória - Cornelius Castoriadis

"Nosso projeto de elucidação das formas passadas da existência da Humanidade só adquire seu sentido pleno como momento do projeto de elucidação de nossa existência, por sua vez inseparável do nosso fazer atual.  Estamos já inexoravelmente engajados numa transformação desta existência quanto à qual a única escolha que temos é entre sofrer e fazer, entre confusão e lucidez. O fato de que isso nos leve inevitavelmente a reinterpretar e a recriar o passado, pode ser deplorado por alguns e denunciado como um "canibalismo espiritual pior que o outro". Nós, como eles, nada podemos contra isso, assim como não podemos impedir que nosso alimento contenha, em proporção constantemente crescente, os elementos que compunham o corpo de nossos ancestrais há trinta mil gerações"(p. 197).

______________

Destaco essa expressão visceral (mesmo) da ressignificação de bens culturais.  Estou estudando, e ainda não consegui definir se a memória coletiva é o repositório dos produtos do imaginário, ou se é outra coisa.

Referência.

CASTORIADIS, Cornelius.  A instituição imaginária da sociedade.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

domingo, 19 de novembro de 2017

Formas de lembrar (9): fazer listas

Não há dúvidas de que fazer uma lista é uma boa forma de lembrar, pois a memória trabalha com organização, classificação, associação.

Como disse Hume (https://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/10/citacoes-sobre-memoria-hume.html): "O papel principal da memória é conservar não simplesmente as idéias, mas a sua ordem e a sua posição."

Fazer listas mentalmente ajuda a exercitar a memória, mas escrevê-las permite dar uma longevidade e transmissibilidade maiores.

Vejam esse exemplo abaixo.  A minha sobrinha, que hoje completa dezesseis anos (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/11/parabens-maria-clara.html), fez essa lista sobre as coisas desorganizadas que ela observou na minha casa, com olhos de lince e espírito de auditora de cinco anos de idade:


Lista de Maria Clara - Foto Marcelo Müller


Eu guardei essa lista para lembrar de Maria Clara em uma época mágica da descoberta da escrita, ainda que em certo sentido tenha sido utilizada para opressão, e também como um marco de resistência, pois desde então conservei tudo na mesma bagunça de sempre.

Como presente de aniversário, vou permitir que ela escolha um item da lista e eu, com as minhas próprias mãos, vou arrumá-lo.

Em breve faremos a cerimônia do corte do item.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Caferana

No post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/05/sabor-perdido-da-infancia.html, expliquei a minha emoção em reencontrar um sabor perdido da infância, uma lembrança querida do quintal mágico da minha vovó Aline.

Estamos em plena safra de caferanas, então resolvi tirar uma foto e mostrar aqui no blog:


Foto de Marcelo Müller
Caferanas madurinhas

As caferanas de 2017 estão com tudo e não estão prosa.

sábado, 4 de novembro de 2017

Citações sobre a memória - John Kenneth Galbraith

"Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta".