quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Lembrar Mata Hari

Nesses tempos de espionagem generalizada, não há como deixar de lembrar Mata Hari.  Personagem interessantíssima, essa mulher chamada Marguerite, holandesa por nascimento e internacional por vocação, pareceu condensar e simbolizar todo o charme, intriga e glamour dos espiões.

Ela é tão intrigante que até hoje não consegui decidir se era inocente ou culpada, espiã ou não, vítima ou uma aventureira, despudorada e absolutamente linda.  Algumas das fotografias de Mata Hari ainda hoje causariam escândalo, imaginem naquela época.  E algumas estratégias de promoção e sedução que ela utilizava ainda são largamente utilizadas pelas artistas (semana passada, vi uma pretendente a Mata Hari tentando ser sexy, e sem conseguir).

Acredito que boa parte do que se conta (que ela contava e contaram sobre ela) era ficção.  Invencionices para contribuir com a criação do mito e lotar espetáculos.  Mas se os boatos não eram verdadeiros, alguns governos pareceram acreditar, e ela acabou sendo fuzilada, em outubro de 1917.  Faleceu aos 41 anos.

Para conhecer um pouco sobre ela, cf. http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/mata_hari.html


Biografia tão intensa, que gerou filmes, livros e seguidores.   É claro que não poderia falar de Mata Hari sem falar da bailarina brasileira "Luz del Fuego" (http://www.youtube.com/watch?v=jXCrLQEJDEQ), que para mim também é muito fascinante. O paralelo é evidente: duas bailarinas "exóticas", símbolos de tudo que as mulheres da época não podiam ser, e que morreram assassinadas. Mata Hari viveu um circo e Luz del Fuego fugiu com o circo, isso é algo a ser respeitado.

Na minha memória as duas estão intimamente associadas, e não é por qualquer lição moral de que moças não devem brincar com fuego.

4 comentários:

  1. Confiram as fotos de Mata Hari e Luz del Fuego no Google Imagens. São lindas.

    ResponderExcluir
  2. Rihanna posa com uma cobra para capa de revista britânica: http://www.pop.com.br/mundopop/celebridades/Nua--Rihanna-posa-sensualizando-com-cobra-para-revista-britanica-1013530.html.

    Onde é que eu já vi isso?

    ResponderExcluir
  3. Deve haver um sindicato das "cobras na indústria do entretenimento". Acho até que as cobras pensam: "de novo? Outra mulher pelada?"

    Seria "exótico" e "aventureiro" se as cobras fossem venenosas. Essas coitadinhas que são escolhidas parecem mais bichinhos acuados.

    ResponderExcluir
  4. Eu fui ver a foto de Rihanna... Coitada da cobra, posar pra foto com aquelas tatuagens... que nada a ver...

    ResponderExcluir