segunda-feira, 10 de março de 2014
Lembrar Anastasia
Anastasia Nikolaevna Romanov nasceu em 18 de junho de 1901 e faleceu em 17/07/1918, e era a quarta filha do Tsar Nikolai II. Toda a família real russa foi assassinada, mas durante muitas décadas o destino de Anastasia e do irmão Alexei permaneceu um mistério.
De fato, há uma dúvida se os restos mortais de Anastasia estavam realmente desaparecidos, ou se seriam de sua irmã Maria.
A linda princesa tornou-se um personagem muito misterioso e motivou muitas especulações. Havia a sincera esperança de sua sobrevivência, especialmente porque eventualmente apareciam mulheres reclamando a sua identidade. A mais conhecida "Anastasia" foi Anna Anderson, papel que desempenhou durante toda a sua vida.
Mas a questão da sobrevivência de Anastasia também possuía um forte significado político, pela possibilidade de restabelecimento da monarquia, nos moldes anteriores à Revolução Russa o que, evidentemente, não se concretizou.
Muitos filmes e livros sobre a Grã-Duquesa foram produzidos, e a sua memória manteve-se viva durante todos esses anos.
Em 2007, a Arqueologia finalmente desvendou o mistério. Foram encontrados os corpos de Anastasia (ou Maria) e de Alexei, devidamente identificados. Para ler o artigo sobre a identificação por DNA: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0004838.
Apesar da ciência provar o contrário, Anastasia será lembrada como a intrépida e aventureira princesa que conseguiu fugir do trágico destino da sua família, talvez porque as balas ricochetearam nas jóias costuradas em suas roupas...
Exumação dos restos mortais do Czar, setembro de 2015: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/restos-mortais-do-ultimo-czar-russo-sao-exumados-para-nova-investigacao.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar
ResponderExcluir