sexta-feira, 7 de março de 2014

Manuscritos do Mali

No post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/07/jus-sepulchri-direito-de-sepultar-ser.html, e trilhando por caminhos insondáveis já que o assunto era outro, começamos a discutir sobre o precioso acervo de manuscritos de Timbuktu (ou Tombuctu).

Desde lá tenho acompanhado as notícias sobre os livros, e lembrei que agora no mês de março comemoramos os dramático e silencioso resgate das bibliotecas, uma verdadeira operação de salvamento que conseguiu protegê-los de mais uma grande queima.  Confira: http://www.istoe.com.br/reportagens/281513_O+INCRIVEL+RESGATE+DAS+BIBLIOTECAS+DO+MALI

Adoramos livros e bibliotecas, e adoramos as pessoas que cuidam deles.

O resgate foi bem sucedido, muitos manuscritos foram salvos, mas infelizmente não foi realizado nas condições ideais em razão das circunstâncias.  Agora estão sendo analisados, novamente catalogados para serem restituídos, contando com a preciosa ajuda do governo alemão (http://www.cartacapital.com.br/internacional/alemanha-ajuda-a-recuperar-manuscritos-historicos-no-mali).

Infelizmente também estima-se que o número de perdas chegaria a metade do acervo. 

Sobre o assunto, há dois vídeos interessantes:

http://www.youtube.com/watch?v=cZyBHJedPpY. Esse é um programa de Josh  Bernstein que mostra a cidade e como enterram os livros no deserto.

http://www.youtube.com/watch?v=_cjVunjRFEU#aid=P-OHGAjSibE.  Esse é uma reportagem logo após a saída dos responsáveis pela destruição dos prédios das bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário