quinta-feira, 5 de maio de 2011

Memória da Segunda Guerra Mundial: julgamento de Sandor Kepiro

Olha a notícia do sítio http://acritica.uol.com.br/noticias/Comeca-julgamento-criminoso-nazista-Hungria_0_475152529.html

"BUDAPESTE, 5 Mai 2011 (AFP) -O julgamento do húngaro Sandor Kepiro, de 97 anos, considerado um dos últimos criminosos nazistas ainda vivos e acusado de crimes de guerra na Sérvia em 1942, começou nesta quinta-feira em Budapeste.

Sandor Kepiro chegou ao tribunal caminhando lentamente, apoiado em uma bengala.

Ele é acusado de ser "cúmplice de atos de crimes de guerra" como comandante de uma patrulha durante o massacre, executado entre 21 e 23 de janeiro de 1942, em Novi Sad, uma cidade localizada atualmente em território sérvio, no qual morreram pelo menos 1.200 civis, judeus e sérvios.

Kepiro, então capitão de polícia, é acusado diretamente pelo assassinato de 36 pessoas. Pode ser condenado à prisão perpétia.

Sandor Kepiro voltou a alegar inocência.

"Isto é um circo. As acusações contra mim são mentiras", disse aos jornalistas antes do início do julgamento.

"Espero que finalmente seja condenado e punido", declarou Efraim Zuroff, diretor do Centro Simon Wiesenthal, especializado na perseguição de criminosos nazistas e instituição responsável por localizar Kepiro.

"É o primeiro processo de um criminoso de guerra húngaro e, como a Hungria colaborou com a Alemanha nazista, é muito importante que este proceso aconteça", completou Zuroff.

"Não pode haver clemência ou simpatia, os fatos não podem ser ignorados", concluiu."

6 comentários:

  1. Absolvido. Cf: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/945068-nazista-sandor-kepiro-e-absolvido-por-tribunal-de-budapeste.shtml

    ResponderExcluir
  2. Oskar Gröning, então soldado alemão conhecido como o "Contador de Auschwitz", reconheceu sua responsabilidade pelo genocídio cometido no campo de concentração. A função de Gröning era realizar a contabilidade de presos, e seus bens. O reconhecimento da responsabilidade é uma mudança notável na atitude de nazistas, sempre invocaram a idéia de que não eram "responsáveis" pelos fatos, mas sim o era o sistema.
    Pode ser que Gröning não tenha fuzilado ninguém, e nem operado câmaras de gás, nem negado comida aos famintos. Mas com certeza contribuiu para a eficiência da máquina de matar (cf. http://www.telesurtv.net/news/Alemania-Complice-de-asesinatos-en-Auschwitz-admite-culpa-20150421-0007.html)

    ResponderExcluir
  3. Oskar Groning, citado acima, irá a julgamento na Alemanha aos 94 anos.

    ResponderExcluir
  4. Oskar Gröning, condenado hoje (15/07/2015) a quatro anos de prisão. Cf. http://www.bbc.com/news/world-europe-33533264

    ResponderExcluir
  5. Reinhold Hanning, condenado, faleceu antes de iniciar o cumprimento de sua pena. Cf: https://br.noticias.yahoo.com/ex-guarda-auschwitz-morre-aos-95-anos-antes-131449378.html

    ResponderExcluir