quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Feliz 2021

Desejo a todos um ano novo com felicidade e saúde renovadas, e que nos tornemos pessoas melhores.


Todos nós estamos juntos na mesma tempestade, mas em barcos muito diferentes. Para mim, 2020 ensinou a solidariedade dos pequenos e grandes gestos, e da importância da gratidão. Sem dúvida um ano que entrará para a memória.


A todos aqueles que lêem este blog deixo o meu agradecimento e votos de lembranças felizes.


2021 seja gentil.

sábado, 26 de dezembro de 2020

Férias 2020 (parte 3): fim de férias

Desde a infância as férias para mim significavam duas coisas: ler muitos livros de ficção e deixar minhas unhas crescerem.

Sim, porque como eu era obrigada a estudar piano (http://direitoamemoria.blogspot.com/2013/11/aula-de-piano.html) eu não podia ter as unhas grandes nem pintadas, e sempre tive apreço e fascínio por elas. Digitar é uma parte importante do meu trabalho diário e por costume e eficiência mantenho as minhas unhas bem curtas.

Por isso, a minha primeira providência ao entrar de férias é deixar minhas unhas crescerem livremente.  Esse ano, por causa da pandemia, tive que aprender a fazer a manicura, e orgulhosamente consegui até fazer a mão esquerda (!):

Comprovação de habilidades
Comprovação de habilidades manuais

Nessas férias li a biografia de André Matos, muitos poemas, ouvi muita música mesmo, e fiz diversas expedições aos cômodos da minha casa.  Terça-feira (23/12) recomecei as minhas atividades normais.

Passei muito tempo sonhando com o que eu faria nas próximas férias. Planejei viagens incríveis que talvez eu consiga realizar, e aprender muitas coisas novas.

Veremos.


quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Natal 2020

Neste ano não vamos ter celebração em família por razões sanitárias.

Nossa festa natalina sempre foi um momento de confraternização verdadeira, de felicidade e gratidão por estarmos mais um ano juntos.

Em 2020 ficamos juntos de uma forma diferente. Por causa do isolamento social passei meses sem visitar meus pais e irmãos, mas isso não nos deixou distantes.  Pelo contrário, buscamos estar sempre próximos e disponíveis uns para os outros, felizes simplesmente porque todos estão bem.

Natal é isso, e também muitas lembranças.  

Vou dedicar esse dia a lembrar dos natais felizes da minha vida, especialmente aqueles na casa da minha vovó Aline. Reencontrar na memória momentos junto aos meus entes sempre queridos.

Vou aproveitar também para aprofundar algumas das reflexões que fizemos no blog sobre presépios (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/11/presepio.html,  http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/11/presepio-2.html), a ceia natalina (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/12/ceia-de-natal.html), a trilha sonora bimbalhante (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/12/musicas-natalinas.html), o costume de dar presentes (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/12/dadivas-natalinas.html),  algumas dúvidas que ainda tenho (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/12/feliz-natal-e-algumas-questoes.html), e cartões natalinos (http://direitoamemoria.blogspot.com/2015/12/cartoes-natalinos.html).

 


quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Produtos centenários (7)

Nossa preferência de sempre, como destacamos nos posts:


Álcool desde 1729

1877

Sim, eu demoro um pouco mais para fazer compras porque além de ser uma das raras oportunidades de sair de casa, é também uma janela para o mundo.  Gosto de ver produtos de vários lugares, pensar nas pessoas que os criaram, como usá-los, e quando tem uma data assim - 1729 - eu também penso o que estava acontecendo naquele momento histórico.

De vez em quando também compro produtos totalmente estranhos e bizarros aos meus olhos só para tentar descobrir como usá-los.  Alguns se mantêm um completo mistério e eu nunca acerto, principalmente temperos, porque eu estou nessa exótica fase de cozinhar.

Como já citei anteriormente, não considero se o produto é novo ou se foi descontinuado, nem mesmo se a empresa foi transformada ou vendida.  O que me importa é a narrativa de origem e a continuidade usada como elemento de marketing.


terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Um carnaval qualquer

Nesta semana o prefeito da minha cidade disse que não haverá carnaval em 2021.

Nunca um governante teve tamanha ousadia. Nunca uma barbaridade destas passaria incontestada, não fosse essa impensável situação da pandemia COVID-19.

O carnaval na minha cultura e no meu lugar no mundo é uma parte fundamental da nossa identidade. Quem não é do carnaval não pode entender. Nascer, ser adestrado para brincar, viver e lembrar os carnavais da vida é algo profundo para nós, aqui deste lado da Humanidade.

O carnaval, qualquer um, é uma necessidade.  Um ritual coletivo em que se pode expressar os sentimentos mais profundos e afirmar a própria liberdade individual.

Para nós, um  bom carnaval quebra a dormência da semente da felicidade. Por isso, mesmo que não possamos nos expressar coletivamente da maneira a que estamos acostumados, ainda encontraremos modos de fazê-lo.

Vai ser interessante pensar e fazer de um jeito diferente, com respeito à dor dos familiares e à memória dos vitimados.

2021 não será um carnaval qualquer.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Sete quarentenas - 21/12/2020

Hoje faz 280 dias de distanciamento social, sete quarentenas.

Em todo esse tempo só saí de casa para comprar mantimentos e remédios, consultas  e fui a um restaurante uma vez, e não irei de novo.

Comparando aos primeiros quarenta dias, onde a ansiedade tentava colocar prazos irrealizáveis para resolver a pandemia, acho que estou mais tranquila em relação à necessidade de permanecer em casa.

A situação na minha cidade piorou nos últimos dias, e por causa disso não vamos ter as comemorações presenciais de Natal em família. Não vamos nos ver, mas isso significa que o amor e o cuidado são maiores que a tradição.

Quando estava na quinta quarentena, o corpo de pandemia parecia diluir-se e as pessoas pareciam esquecer, tão felizes que estavam por voltar ao normal.

Bem, desde então parece que estamos vivendo  que se chama de "segunda onda", que na verdade ainda é a mesma, nossa percepção é que flutua e tenta fixar marcos.

Ainda que venha a vacina, e quando, a normalidade vai demorar a se instalar.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Viva o cuscuz!

O novo patrimônio imaterial da humanidade💓:https://en.unesco.org/news/unescos-inscription-couscous-traditions-example-international-cultural-cooperation

Um patrimônio imaterial compartilhado -e esse é o motivo da inscrição - pela Argélia, Tunísia, Marrocos e Mauritânia, com o belo nome de couscous.

O modo de fazer e consumir são os aspectos notáveis que levaram à inscrição. Confiram o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8q3DFyrljSo&feature=emb_logo

Aqui na minha região também consumimos o cuscuz (e por isso escolhi grafar assim), e é uma parte muito importante da nossa gastronomia. Aqui o nosso cuscuz é de milho, e cozido no vapor.

Como acompanhamentos normalmente utilizamos galinha guisada, ou o famoso "bife do olhão" - bife do olho grande - que é uma forma jocosa de chamar o ovo frito.

Para os mais glamourosos, também chamamos o ovo frito de "globo de ouro" hehehe.

Então, cuscuz com bife do olho grande ou cuscuz com globo de ouro 😂. Será que os argelinos, marroquinos, mauritanos e tunisianos reconheceriam a nossa versão como couscous?

Certamente é uma herança da nossa colonização, e fiquei curiosa para saber por quais mãos essa tradição nos foi legada.

Estou tão feliz com essa inscrição que vou aprender a fazer couscous.




segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Férias 2020: parte 2

Neste ano peculiar de 2020, minhas férias foram divididas em duas partes, e este período é o segundo.  

Férias em isolamento . Optei por permanecer em casa porque acho que é o correto a se fazer nesse momento.

Obviamente em alguns momentos lamento por não poder viajar, já que é um dos meus esportes favoritos.  Gosto de sair e ver os mundos, as pessoas, monumentos e idiomas, mas dessa vez não foi possível.

Estou em casa, fazendo faxina e cozinhando, e sendo grata por isso.

Eu tinha planos incríveis para o ano de 2020, mas eles foram irremediavel e profundamente alterados por uma vontade maior e superior à minha.

Diferentemente dos anos anteriores, não fiz planos para 2021.  Tenho alguns projetos e perspectivas, mas aprendi com 2020 que é melhor focar no presente e lembrar o passado, pois o futuro realmente a Deus pertence. 

domingo, 13 de dezembro de 2020

Impressões da pandemia 2020: volume 2

Essa série  é um registro para a Fabiana do futuro lembrar dos detalhes da vida durante a pandemia.

No volume 1 refleti sobre como a pandemia me fez conhecer a minha cozinha, de forma literal e metafórica, pela necessidade de aprender a cozinhar, em um processo que durou meses mas ao qual sobrevivi e evoluí de maneiras inesperadas.

Devo dizer que me acho uma cozinheira capacitada hoje em dia, embora a minha mãe discorde muito disso.  Quando vamos juntas ao mercado adquirimos produtos totalmente diferentes, e a ela tem certeza de que o que eu compro não é comida.

Por causa do período inicial da quarentena - tempos áureos do vegetarianismo crudívoro - eu adquiro muitos produtos que não precisam ser cozidos, e como crus alguns que o senso comum teima em cozer.

Brócolis, por exemplo, como cru. Alguns eu espero germinarem para comer cru, como grão de bico.

A minha mãe discorda profundamente dessa forma de cozinhar, e fica indignada com algumas substituições que eu faço, e fiz porque não sabia como preparar determinados alimentos.  Não sei fazer carne vermelha, troco por shitake.

Eu sei, não faz sentido, mas a gente faz o que pode.  Essa foi também uma lição indelével que aprendi com a pandemia: adaptação e resiliência.  E de não me incomodar com as risadas dos meus irmãos, sempre tão certeiros e impiedosos, como se fossem os soberanos da gastronomia.

Afirmar o meu modo de fazer e sentir, ainda que incompreendido pelos outros, é uma lição de clareza da pandemia para a vida.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Modelo presa por fotos inadequadas junto ao patrimônio arqueológico

Notícia importante: https://oglobo.globo.com/cultura/modelo-presa-por-usar-trajes-inadequados-durante-sessao-de-fotos-em-piramide-no-egito-24784905

Essa notícia é importante porque nos permite raciocinar em diversas direções:

1) Sobre o caráter simbólico dos bens culturais e como eles impõem uma noção de "decorum".  A forma de utilizar e reproduzir os monumentos deve ser compatível com a sua importância simbólica.

2) A falta de decorum pode significar uma ofensa grave ao que o monumento representa.  No caso, as pirâmides são símbolos do Egito, e conspurcar a sua imagem é potencialmente ofender a todos os egípcios.

3) Por que a imagem dessa mulher é indecorosa? Seria diferente das imagens das mulheres pintadas nas pirâmides?

4) O que seria o limite do decoro neste caso? Existem normas específicas que prescrevem como as pirâmides podem ser retratadas?

Em alguns países há restrições quanto ao que pode e não pode ser retratado ou reproduzido.

5) Quem ou o que se ofendeu com o retrato da mulher? Tratou-se evidentemente de uma fantasia, uma consequência da própria propaganda que se fez do patrimônio arqueológico egípcio há séculos.

Misterioso, exótico, cheio de perigos, maldições e ouro: essa é a fantasia que recobre a Arqueologia do Egito e que vende pacotes turísticos.

6) Fiquei com uma dúvida: será que a vedação é por que as fotos ocorreram in situ, ou as consequências seriam as mesmas usando apenas a imagem da pirâmide como fundo?

7) Será que se consideram ofensivos alguns filmes como Cleópatra, protagonizado por Elizabeth Taylor? Ela era mais sexy do que as fotos proibidas.

8) Há outros atos considerados ofensivos no trato do patrimônio cultural, obviamente que não sejam roubo, furto e vandalismo?

9) As fotos seriam consideradas inadequadas se não tivessem relação com monumentos? Ou ser em um monumento é um agravante?

10) Quais são as consequências jurídicas e sociais para a modelo e o fotógrafo?

Vou tentar acompanhar os desdobramentos do caso e colocar o que encontrar nos comentários.






quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Impressões da pandemia 2020: volume 1

Esse post é um registro para a Fabiana do futuro lembrar dos detalhes da vida durante a pandemia.

Quando o isolamento social começou para mim, em 16/03/2020, a minha primeira providência foi comprar mantimentos e remédios para os próximos quarenta dias.

Naquela ocasião "quarentena" significava algo muito diferente.  Pensei (ou melhor seria dizer sonhei?) que a questão do coronavirus estaria resolvida em pouco mais de um mês.  Um erro baseado na ignorância pois à época não sabia o que era esse vírus e nem o que era uma pandemia.

Quarentena que durou meses e me forçou a aprender um novo modo de viver.

Quando o isolamento começou eu não sabia cozinhar, então tive que aprender a me virar.  Na verdade, nos primeiros meses me tornei vegetariana crudívora porque não sabia cozinhar meus alimentos.

Minha alimentação foi composta basicamente de verduras, frutas e sucos, e como resultado perdi nove quilos.  Algumas coisas saíram da minha vida e nunca mais vão voltar: refrigerantes, cerveja e pães.

Apesar dessa virada radical e benéfica na alimentação, mantive algumas ilusões e diversões alimentares como bolo de chocolate. 

Aos poucos fui aprendendo a cozinhar e fiz isso assistindo a aulas no Youtube.  Hoje me considero capaz, e quando coloco a trilha sonora do Inverno de Vivaldi me considero uma ótima cozinheira.

Isso tudo teve um estranho efeito: tornei-me muito mais exigente com ingredientes e refeições, e hoje torço o nariz para alguns dos restaurantes que eu gostava de ir.  Faço melhor e consigo reproduzir os pratos de que gosto de forma satisfatória.

Planejo minhas refeições e me sinto muito feliz quando consigo fazer do jeito que imaginei.  Quem diria que cozinhar poderia ser algo gratificante?

O ano de 2020 me levou para lugares exóticos e nunca dantes visitados, como a minha cozinha.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Dia do Heavy Metal - Goiás

O Estado de Goiás declarou o dia 08 de junho, data do falecimento de Andre Matos, como data comemorativa estadual denominada "Dia do Heavy Metal".

Como sou fã de Andre Matos e advogada, trouxe a imagem da lei estadual publicada no Diário Oficial do Estado:




A lei tem a função simbólica de reconhecer e valorizar o estilo musical e, embora não faça referência, é uma forma de efetivar o direito à memória de Andre Matos como lembrança celebrativa do seu falecimento.

Leis são importantes para todos, e para mim de um jeito especial já que trabalho com elas todos os dias, mas celebraríamos a vida dele independente disso.




quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Rabanadas

Ou  fatias paridas, fatias douradas, pain perdu.  Adoro qualquer que seja o nome.

Comê-las-ei todas.

E, por causa de 2020, acabei aprendendo a fazer e me tornei autossuficiente em rabanadas.  Para ver uma receita boa de fazer, ensinada pelo chef Alex Atala: https://www.youtube.com/watch?v=e7rgnNywYxs

Fiquei chocada ao descobrir que podem ser salgadas :O.  Para mim e a minha memória só existem rabanadas cobertas de açúcar e canela, e elas são sinônimo de festas natalinas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Maradona

Foi com tristeza que vi a notícia de que hoje, 25/11/20, Diego Armando Maradona faleceu.

Para quem gosta de futebol, o sentimento é de perda irreparável de um personagem histórico, de um ídolo.  Para quem gosta de futebol assistir aos jogos de Maradona é um exercício de aprender os clássicos.

Para quem é argentino, é a devastadora perda de um cidadão ilustre, de um ícone que os acompanha há gerações.

Para o resto de nós, os sentimentos em relação a ele são contraditórios, embora a tristeza e o pesar sejam unânimes e sinceros.

Não é fácil ser adversário de Maradona.  Vocês não fazem idéia do que era ver MARADONA jogar contra o seu time.

Toda vez que a seleção argentina ia jogar contra a seleção brasileira era um sofrimento, e ele sempre tornava tudo muito pior.

Fazia uma confusão danada, estava por todo lado, corria, e se descuidasse, fazia alguma jogada incrível que terminava em gol.

Muitos gols, legais e ilegais.  Muitas jogadas que pareciam pinturas ou danças, o futebol dele realmente era uma forma de arte.

A questão não é "gostar ou não gostar" dele. A questão é se você gosta de futebol e sabe reconhecer quando alguém atingiu o máximo da habilidade no seu ofício.

Eu sorria vendo Maradona jogar, e a solução para sofrer menos foi começar a torcer para a seleção argentina. Como eu comemorei o título de 1986, apesar de um ficar um pouco triste porque a Copa ia acontecer no estádio que ficava do lado da minha casa na Colombia, mas o mundial acabou acontecendo no México.

Imagina, eu ia ter a chance de ver Maradona jogar ao vivo, mas pelo menos temos os vídeos dele fazendo  magia.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Cobra Kai

Não sou dessas pessoas que fazem maratonas e comentam séries, e trago Cobra Kai (Netflix) como um exemplo de revisionismo.

Achei interessante e engraçada a idéia de garantir o contraditório e a ampla defesa ao personagem Johnny Lawrence, o "vilão" de Karate Kid I.  O ponto de vista dele foi trazido de forma muito competente e convincente, o que permite a todos nós, que acompanhamos essa estória desde a década de oitenta do século passado, a possibilidade saudável de pensar contra-argumentos e contextos alternativos.

Além disso, Cobra Kai me fez maratonar e comentar séries :)

Gostei da primeira temporada, menos da segunda, e menos ainda do Karate demonstrado, mas tudo bem.  A série é legal e mostra como versões que se instalam na memória coletiva (e temos várias gerações compartilhando essa estória) podem ser ressignificadas e debatidas.

Sempre considerei John Lawrence injustiçado, e ele se tornou um sensei melhor do que teve, então ponto para ele. 

Caiu mil vezes e levantou mil e uma. Ponto existencial para ele.

Na minha contagem, Lawrence 3 x 0 LaRusso.




terça-feira, 17 de novembro de 2020

Tempo presente

O presente é o construtor da memória, e o que a gente faz, vive e sente agora é a sua matéria prima.

Neste exato momento estou ouvindo a música "Over your head", do Shaman (https://www.youtube.com/watch?v=KXtmmPF3t6k), e me preparando para estudar.

Há tanto que esquecemos todos os dias, mas a memória (essa pantera) tem os seus meios misteriosos de preservar determinados momentos.

É hoje, estou aqui e vou lembrar.


terça-feira, 10 de novembro de 2020

Lado B

Existe toda uma geração que desconhece o significado do lado B, aquela parte dos discos de vinil subestimada, mas que para mim continha todo um mundo novo de possibilidades.

As faixas mais populares sempre estavam no lado A, mas o outro possuía o encanto dos inconformados, o charme dos insubmissos e o mistério dos inacessíveis.

O lado B não é para qualquer um. É só para quem merece e ousa trilhar os caminhos pouco explorados.


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Loving memory

Essa expressão sempre foi significativa para mim:  "Loving memory" é um estado de espírito de quem lembra com amor e saudade misturados.

Indica também uma permanência, de quem não deixou de amar e continua amando apesar do infortúnio da ausência.

"In loving memory of" significa mais do que lembrar: é amar alguém através da sua memória.  

terça-feira, 13 de outubro de 2020

sábado, 10 de outubro de 2020

Produtos centenários (6)

Nossa preferência de sempre, como destacamos nos posts:

https://direitoamemoria.blogspot.com/2013/11/produtos-centenarios.html


Agora, mais produtos centenários em uso:


Vinho presenteado


Eu ganhei esta garrafa de vinho de presente do meu irmão porque ele viu que era uma edição comemorativa do centenário, e ele lembrou de mim (!). 

Não sei se  a minha preferência por produtos e empresas centenárias é uma esquisitice, prefiro pensar que é uma peculiaridade.



Se a empresa faz doces desde 1893, e vou dar uma chance.  Ou dez chances.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Pigmalionismo

Uma abordagem diferente da afeição pelo patrimônio cultural: https://www.youtube.com/watch?v=pJCxcdWqdto

Essa canção tem o título "And then I noticed that she was a gargoyle", da banda Nanowar of Steel, que eu conheci recentemente.

Achei ultrajante e sorri.


sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Cinco quarentenas - 02/10/2020

Desde 16/03/2020, permaneço no isolamento social possível. São duzentos dias de restrição de circulação, adoção de medidas de higiene diferenciadas e a sensação de que "normalidade" agora representa outro estado de coisas.

O corpo da pandemia está sendo diluído, ficando transparente até se tornar invisível, embora ainda não exista uma vacina. As pessoas parecem estar esquecendo.

domingo, 27 de setembro de 2020

Dia de São Cosme e São Damião

27 de setembro é uma data comemorativa em que celebramos a memória dos Santos Cosme e Damião, e por sincretismo religioso também entidades infantis (Ibeji) nas religiões afrobrasileiras.

Digo "comemoramos" porque apesar de não ser devota e católica, nem praticante de religiões afrobrasileiras (http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/06/fazei-isso-em-memoria-de-mim.html), sou adepta da liberdade de crença e disposta a aprender sobre todos os caminhos que ampliam os horizontes do espírito, além do que a festa de São Cosme e São Damião é deliciosa, pela distribuição indiscriminada de doces.

Uma das minhas memórias queridas da infância é, exatamente, de uma vizinha praticante de candomblé que distribuía doces às crianças por obrigação religiosa.  Todos os anos eu aparecia na porta dela, várias vezes, e ela sempre me entregava doces com um sorriso no rosto, mesmo sabendo que eu já havia recebido e devorado o meu quinhão.

Eu cresci comemorando o dia de São Cosme e São Damião com essa senhora, e lamentei quando ela se mudou depois de algumas décadas, pois continuei indo buscar doces e pipoca mesmo depois de tecnicamente haver ultrapassado o mesquinho limite temporal que define a infância.

Nessa data além de comemorar a virtude dos santos e ibejis, lembro agradecida dessa minha vizinha com a qual só mantenho contato nas minhas lembranças e por isso comerei sobremesa três vezes em homenagem a todos.



sábado, 26 de setembro de 2020

Antes da Internet

A série "antes" pretende discutir mudanças e como elas afetam o nosso modo de viver. Já refletimos sobre o mundo antes da luz elétrica, do sistema público de abastecimento, do celular, do plástico, do coronavirus ...E o que mudou agora? Como era o mundo antes da internet?

Você pode não lembrar, mas quando eu cheguei aqui era tudo mato.  Eu sou uma testemunha do mundo antes da internet.

Só tínhamos a televisão, com quatro canais para assistir.  E só podíamos assistir aos nossos programas favoritos quando os deuses televisivos permitiam: o poder de reprodução não estava ao nosso alcance.

Eu sempre gostei de programas musicais de videoclipes, e a sensação era de tirar na loteria quando alguns dos meus preferidos passavam na tv (Ó Fortuna!).  Lembro que fiquei absolutamente estupefacta quando vi pela primeira vez o videoclipe de California Dreamin' dos Beach Boys, pois já gostava dessa canção desde The Mamas and The Papas, e fiquei ali só ouvindo e admirando.

Depois, passei anos esperando que repetissem o videoclip, o que acontecia raramente para a minha profunda tristeza, até que um dia meu pai trouxe um videocassete para casa e eu, pelas estranhas razões do destino, consegui gravá-lo.

Hoje existe o Youtube.  Se você for, basta colocar "Beach Boys" e "California Dreamin'" na pesquisa e, como grande felizardo contemporâneo, conseguirá ver videoclipe que eu persegui durante anos.

A mesma coisa com as pérolas de áudio.  A gente esperava tocar na rádio e deixava a fita cassete engatilhada para gravar.  Eu sempre perdia o início das músicas porque não era tão rápida no gatilho, e a pobre canção Sunday Morning do Bolshoi nunca conseguiu ser integralmente reproduzida.

Estudávamos por enciclopédias, e a minha estava dez anos atrasada.  Sim, era uma época em que não havia computadores pessoais, e todo o nosso trabalho era feito à mão, como infinitos bordados de letrinhas.

O saber estava nas bibliotecas, e ao longo do tempo montei a minha.  Chegou o tempo, entretanto, de deixar os meus livros seguirem adiante, e por isso estou me desfazendo dela.  Eu não leio livros digitais, mas a cada dia tenho mais acesso e interesse pelo material disponível no mundo cibernético.

Quando a internet chegou era uma coisa muito bizarra e maravilhosa, no sentido de causar estranheza mesmo.  Havia apenas aquela com um barulho insuportável de discagem, que demorava a vida toda para fazer alguma coisa, mas que nos permitiu enviar cartas quase imediatas.

E encontrar alguns documentos interessantes.  E adquirir livros outrora impossíveis.  Hoje, todas essas dificuldades são memórias, que eu conto para vocês que não viveram o período.

O mundo antes da internet era muito diferente: mais lento e palpável, menos interessante e acessível.

 

 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Formas de lembrar (23): colcha de retalhos

 Olha que legal: https://tshirtmemoryquilts.com/

As definições de "colcha de retalhos" foram atualizadas.


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Formas de lembrar (22): uma live

14 de setembro é o dia do aniversário de Andre Matos, e haverá uma live hoje em sua memória: https://www.youtube.com/channel/UC4YzHaZwAZBx-j7NO4Y_rog

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Ensimesmada

Tenho fascínio por palavras e a minha Língua Portuguesa produz algumas que são absolutamente maravilhosas.

Veja a palavra "ensimesmada": indica o estado ou sentimento de quem está recolhido, concentrado, e  voltado para si.

É a definição de quem, como eu, ficou recolhido durante as quarentenas.  Um tempo dedicado à reflexão de si e ao aprendizado em circunstâncias excepcionais.

Entendo a idéia do "em si mesmo", mas não seria mais lógico dizer que eu fiquei "em mim", ou seja, enmimesmada?"

Bem, a Língua Portuguesa não é exatamente lógica e também não precisa ser porque é bela, e basta.


domingo, 23 de agosto de 2020

Diálogo surreal (15): a Caixa de Pandora

Há dois anos me meti em um diálogo surreal digno de lembrar com um Benjamin de dois anos de idade, sobre bebês e a coercitividade (https://direitoamemoria.blogspot.com/2018/07/dialogo-surreal-14-sobre-coercitividade.html).  Ontem, tivemos outro capítulo da estória maluca das nossas conversas.

- Tia Fabiana, me ajuda a procurar a caixa?

- Claro, onde foi que você a viu pela última vez?  

(uma pergunta totalmente lógica e coerente, da tia ocupada em servir o almoço mas empenhada em ajudar).

- Não sei.

- Certo, então me diz como ela é que eu já vou te ajudar.

- Ela é pequena, mas ou menos desse tamanho (abriu os bracinhos para mostrar que era bem grande), e a gente coloca todas as maldades do mundo nela.

- 😕.  Você já viu essa caixa?

- É de uma menina do desenho. É Pandora.

(Pausa para descobrir como encontrar artefatos mitológicos).

- Entendi. Mas para que você quer encontrar a caixa de Pandora?

- Eu quero abrir e colocar os meus brinquedos dentro.

- Mas essa caixa foi feita para guardar as maldades do mundo e impedir que elas saiam por aí fazendo maldades.  É para ficar fechada, Benjamin. Coloque os seus brinquedos naquela caixa ali perto da televisão.

- Não, eu quero a caixa de Pandora.

- Mas a caixa é dela, não é sua.  Você vai ter que perguntar para Pandora se ela empresta a caixa para você guardar os brinquedos.

- Você tem celular?

- Tenho.

- Então liga e pergunta para ela.

- Tá bom, mas não na hora do almoço porque não é educado incomodar as pessoas nesse horário. Depois do almoço a gente liga para Pandora e pergunta, está certo?

- Tá.

Então agora venha almoçar e depois você vai juntar todos esses brinquedos espalhados para guardar.

- Na caixa de Pandora?

- Não por enquanto você vai guardar na caixa de brinquedos que está perto da televisão.


E esse seria o ponto final da conversa se o meu interlocutor não fosse Benjamin, que não esquece e não desiste. Agora nós estamos procurando o telefone de Pandora para pedir a caixa dela emprestada, e isso vai durar muito.


domingo, 16 de agosto de 2020

Resgatando xingamentos antigos (especial 2): Shakespearean insults

Nesta série em que resgatamos xingamentos antigos reservamos um espaço especial para aqueles que se tornaram clássicos. Já falamos aqui da resposta dos cossacos ao sultão Mehmed IV (1675) no post http://direitoamemoria.blogspot.com/2015/07/resgatando-xingamentos-antigos-especial.html.

Nada melhor para um bom xingamento do que ser consagrado em um clássico da Literatura. Grandes obras, grandes insultos.  Quanta elegância poder xingar como Shakespeare faria, não é?

Olha só alguns exemplos interessantes: https://www.telegraph.co.uk/news/2016/04/23/15-great-william-shakespeare-insults-which-are-better-than-swear/.

Xingamentos à altura da criatividade do autor, e que ainda nos ajudam a expandir a compreensão da injúria em Língua Inglesa.



sexta-feira, 7 de agosto de 2020

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Épico e memorável

Ser épico é mostrar valores como a grandiosidade e a dramaticidade que impressionam.  E é a impressão profunda e duradoura que torna algo memorável.

Eu não sei cozinhar, como já testemunhei em vários posts (http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/08/receita-de-tilapia.htmlhttps://direitoamemoria.blogspot.com/2013/06/desafio-para-memoria-receita-de-vatapa.html), e não tinha interesse em aprender (http://direitoamemoria.blogspot.com/2015/08/patrimonio-cultural-familiar.html).

Entretanto com as quarentenas fui forçada a cozinhar e, o pior, a comer as refeições que eu faço, mas sempre agradecida por ter comida à mesa.

Hoje foi diferente. Resolvi elevar o nível e cozinhei com a trilha sonora do Inverno de Vivaldi.

Gente, fez toda a diferença.  Parecia que eu sabia o que estava fazendo e que estava em um daqueles filmes que glamourizam a função de cozinheiro.

A música conseguiu transmitir a tensão na hora de colocar o sal e a glória quando, finalmente, vi que tinha acertado fazer o macarrão.

É sério, funciona.  Tudo que você faz fica épico e heróico com essa trilha sonora.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Costume de casa indo à praça

Existe um ditado antigo no Brasil que afirma que "o costume de casa vai à praça".  Como discuti no artigo sobre urbanidade referido abaixo, existem dois espaços éticos bem marcados e distintos na sociedade brasileira que, para usar  a expressão de Roberto DaMatta, podem ser extremados como a casa e a rua.

Os comportamentos públicos e privados são bem diferentes, sendo os primeiros geralmente mais polidos. Com a pandemia, o trabalho a partir de casa fez com que as fronteiras se diluíssem: a casa invadiu a rua, ou a recíproca verdadeira. 

Hoje realizamos reuniões de trabalho em casa, mas sem os procedimentos e rapapés que adotamos quando recebemos visitas. A consequência dessa diluição é a frequente ocorrência de padrões incompatíveis com a ética pública, que não podem ser atribuídos apenas à dificuldade com a tecnologia:  pessoas nuas em reuniões de trabalho, palavrões e xingamentos ditos com desassombro e outros comportamentos que jamais seriam realizados em situações públicas normais.

Não se trata apenas de esquecer de desligar a câmera ou o microfone, mas de adotar no cotidiano um comportamento incompatível com a urbanidade.  A incivilidade no trato com os familiares e do ambiente doméstico transbordou para a rua e tem se revelado uma faceta indesculpável.

Manter o comportamento urbano é uma questão de integridade, decoro e coerência porque as pessoas merecem ser tratadas com respeito, principalmente aquelas com as quais convivemos mais proximamente (os familiares) porque isso evita conflitos e torna a vida melhor.  Ser educado é eficiente, economiza tempo, recursos e dramas.

REFERÊNCIAS

DAMATTA, Roberto. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DANTAS, Fabiana Santos. A urbanidade como dever funcional
no direito administrativo brasileiro.  Revista de Direito Administrativo,  Rio de Janeiro, v. 278, n. 3, pp. 145-162, 209. Disponível em:,http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/80833/77257>.


quarta-feira, 22 de julho de 2020

Livro Direito Fundamental à Memória - Fabiana Dantas - Dez anos

Em julho de 2010 foi publicado o livro "Direito Fundamental à Memória", minha tese de doutorado em Direito.

Depois que concluí o trabalho e o mandei para a Editora, criei este blog para continuar pensando sobre o assunto, discutindo aspectos pertinentes ao patrimônio cultural, políticas de preservação, memória coletiva e individual, e os direitos correspondentes.

Nesse tempo, a minha curiosidade e meus estudos me levaram para tantos campos diferentes.  De 2010 para cá a nossa memória coletiva vem trabalhando de forma incessante, em um trabalho de construção que não acaba e não desacelera.

A idéia era comemorar os dez anos de publicação com um novo livro, mas 2020 mudou nossos planos e nossos sonhos. Vou reler o livro, relembrar questões e autores, e estudá-lo sob uma nova perspectiva.


quinta-feira, 16 de julho de 2020

Três quarentenas

Hoje, completo 120 dias de quarentena e sem previsão para o retorno à vida antes considerada "normal".

Na verdade, a minha vida não vai ser como antes.  A vida e a visão mudaram.

Infelizmente, percebo que algumas pessoas além de não "acreditarem" na pandemia, mesmo quando sabem que ela existe adotam comportamentos contrários à lógica da autopreservação.

No geral, e como é natural, os cuidados foram afrouxando ao longo do tempo por falta do reforço periódico de sua necessidade.

Lembrar é manter vivos os modos de fazer.  Incorporar e praticar os cuidados necessários no cotidiano. Nada deve ser como antes.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Dia Mundial do Rock - 13/07

É costumeiramente comemorado no Brasil no dia 13 de julho, e parece que apesar de "mundial" só é festejado aqui, e em algumas cidades mais do que outras.

Também não é uma data oficial, mas isso importa?

Para mim, absolutamente não. Estou comemorando e ouvindo a obra de Andre Matos (http://direitoamemoria.blogspot.com/2020/06/lembrar-andre-matos.html), como deve ser.

É dia de rock pesado, bebê.

sábado, 11 de julho de 2020

Santa Sofia sagrada

Notícia importante: https://oglobo.globo.com/mundo/sob-protestos-internacionais-decreto-de-erdogan-transforma-museu-de-santa-sofia-em-mesquita-24525626

A Basília de Santa Sofia já foi uma mesquita, posteriormente convertida em museu. Voltando a ter funções religiosas a gestão e a visitação vão mudar, mas o que essas mudanças significam para o monumento, para a Turquia e para a Humanidade?


domingo, 5 de julho de 2020

Síndrome da boca ardente

Esse post não é exatamente sobre direito à memória, mas com certeza  a sensação da minha língua ardendo 24 horas por dia é algo que eu nunca vou esquecer, e compartilho aqui para que alguém, que esteja passando por algo parecido, possa encontrar paliativos e soluções.

Um dia no final de de dezembro de 2019 (acho que dia 23), acordei com a minha língua ardendo.  Parecia que havia queimado a língua com um café muito quente ou comido uma pimenta perpétua.  A queimação virou dor e eu não conseguia dormir.

Tudo muito esquisito.

Depois de alguma pesquisa, descobri que a estomatologia é o campo científico que estuda a língua, e é compartilhado pela Dermatologia, Odontologia e Oncologia. Comecei o tratamento por esta última abordagem, e as providências foram:

- deixar de tomar coisas quentes
- deixar de comer coisas ácidas
- fiz umas sessões com uma luz azul que parecia bem importante
- utilizei um produto antiinflamatório.

As coisas melhoraram aos poucos.  O incômodo ao me alimentar persistia e, após as refeições ou quando a língua ardia muito eu usava pedrinhas de gelo.

Depois de seis meses, e diante de informações de que essa síndrome não tem cura ou é demorada, passei a considerar em viver com o incômodo pelo tempo necessário, utilizando o gelo e outros paliativos.

No final de  junho de 2020 tive que fazer uma consulta ao meu dentista que, pelo bom destino, conhece essa síndrome e me prescreveu um tratamento em várias etapas.  Estou tomando uma suplementação alimentar para suprir deficiência nutricional, usando uma luz vermelha que parece bem importante, e outros remédios prescritos. Tive que fazer algumas alterações na forma como faço a higiene bucal por causa dos remédios.

Hoje a minha língua não ardeu.



terça-feira, 30 de junho de 2020

Artigo publicado (2020) - Fabiana Dantas

Foi publicado um artigo meu na Revista Lusófona de Estudos Culturais, intitulado "A pintura artística em espaços urbanos tombados no Brasil: limites e possibilidades", no volume 7, nº 1 (2020), cujo tema é a "Arte Pública para comunicação turística":  https://rlec.pt/article/view/2125/2675

Está disponível também em língua inglesa: https://rlec.pt/article/view/2125/2676.

O artigo trata sobre pinturas artísticas (grafites) em imóveis tombados e no entorno, e traz algumas reflexões interessantes sobre a dificuldade de assegurar a liberdade artística, os anseios estéticos e identitários em relação à cidade, e a gestão oficial do patrimônio cultural edificado. Além disso, o Brasil possui uma peculiaridade legislativa porque distingue o grafite da pichação para fins de configuração de crime ambiental, e das responsabilidades civil e administrativas por danos, e o conceito legal não corresponde, em termos gerais, à forma e às finalidades de expressão da comunidade artística.

Para ver outros números da Revista, acesse: https://rlec.pt/.

sábado, 27 de junho de 2020

Rockgol MTV

Nessas férias tive a oportunidade de rever alguns jogos do MTV Rockgol, e me diverti tudo novamente.

É possível encontrar algumas partidas no Youtube, e as bobagens são atemporais. 

quarta-feira, 24 de junho de 2020

São João 2020

Neste ano não vai haver arraial, nem dança e nem festa na rua, não só por causa do isolamento social mas principalmente em respeito às vítimas, aos sobreviventes e aqueles que estão trabalhando para ajudar neste momento tão difícil.

Os profissionais de saúde estão sendo vitimados e todos estão vulneráveis em distintas medidas, então é tempo de rezar para todos os santos para que tragam auxílio ou conforto, em especial São João Batista a quem este dia é dedicado.

Hoje também é dia de lembrar das festas juninas da minha infância, que sempre ocorriam na casa da minha avó.  Tantos fogos, tanta comida de milho, tantas boas lembranças e tantas saudades.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Ramiro

Bem vindo, querido.

Este mundo está muito diferente do que a gente estava acostumada, e você chegou em um momento em que estamos tentando aprender novas formas de seguir adiante.

Agora estamos todos engatinhando. Um dia vou te contar a história desse enigmático ano de 2020, quando tanta coisa aconteceu.

Apesar de tudo isso,  nossa vida fica melhor com você.

Ramiro de tia Fabiana




segunda-feira, 22 de junho de 2020

Memória e aprendizado (3): o poder da revisão

Muita gente confunde memorizar com aprender porque, como é óbvio, o aprendizado também consiste em reter informações mas não se resume a isso.

Saber é ter a informação e conseguir usá-la.  Construir mais informações a partir da que você possui e ir além, e por isso as etapas de "revisão de literatura" são tão importantes para quem vai fazer um trabalho acadêmico adequado.

Revisar significa relembrar a informação que você já tem, o que permite criar o contexto para inserir novas informações de forma coerente.  Portanto, a revisão não é um processo passivo, mas ativo e fundamental à construção o conhecimento, camada por camada.

Para outras reflexões sobre memória e aprendizado:
http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/07/memoria-e-aprendizado-estudando-kant-no.html
http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/07/memoria-e-aprendizado-questao-da.html

domingo, 21 de junho de 2020

Vassouras

Desde pequena minha mãe nos ensinou a cuidar do nosso meio ambiente doméstico, então tarefas caseiras como faxina não são desconhecidas para mim.  Na verdade, eram um ótimo momento para compartilhar atividades com os membros da família e ouvir Clara Nunes (https://direitoamemoria.blogspot.com/2011/09/lembrar-clara-nunes.html).

Por questões de comodidade e gosto preferi ao longo de muitos, muitos anos, delegar a honra dos procedimentos de limpeza para outros sujeitos mais capazes do que eu nessa matéria.Ou seja, minha situação era a de não fazer faxina nunca, mas esse estado de graça foi alterado pelo isolamento social.

Desde março de 2020 voltei a fazer faxina ouvindo Clara Nunes, mas percebo que no meu atual estado de maturidade não posso simplesmente ir fazendo coisas sem pensar.  Temos que questionar e buscar a verdade e a utilidade do que fazemos.

Por exemplo: como surgiram as vassouras?  Quem e quando foi inventada a varrição? Por que? Desde quando tirar o pó das residências se tornou obsessão?

Para mim, trata-se de um objeto utilitário muito antigo.  Já vi "vassouras" sendo usadas para limpar o terreiro para afastar insetos e pedrinhas para que as pessoas pudessem sentar ou deitar no chão. Para afastar cinzas e brasas, como faziam os carvoeiros com pás e vassouras.

Acredito que deve ser uma ferramente agrícola, derivada dos rastelos ou ancinhos, que basicamente são utilizados para juntar o que está espalhado pelo chão.

Esse instrumento de trabalho do mundo externo - agrícola e industrial - entrou como nas residências? Quando varrer casas passou a ser uma parte do ritual de limpeza doméstica? Será que em Pompéia as pessoas varriam casas? Ou no Egito Antigo? Provavelmente nasceu na China ou na Índia e foi se espalhando pelo mundo, como um monte de outras coisas.

Será que existia um deus que presidia os rituais de limpeza doméstica, cujo símbolo era uma vassoura?

Enfim, é um hábito antigo e enraizado, então vou começar a varrer se não termino essa faxina nunca.

sábado, 20 de junho de 2020

Biografia autorizada de Andre Matos - Divulgação

O livro é intitulado "Andre Matos: o maestro do Heavy Metal", e está em pré-venda no sítio: https://esteticatorta.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/livro-andre-matos-o-maestro-do-heavy-metal/?variant=144089512

O título está adequado porque ele era maestro, e em uma entrevista disse que se orgulhava de ser conhecido como maestro do Rock ou do Heavy Metal.

Encomendei o meu hoje e sinto que esse é um pequeno passo em direção à busca frenética por bibliografia que domina a minha vida.

Como expliquei no post "Lembrar Andre Matos" (https://direitoamemoria.blogspot.com/2020/06/lembrar-andre-matos.html), aproveitei o ensejo do marco de um ano do seu falecimento para realizar uma lembrança celebrativa, ouvindo música e revendo algumas entrevistas.

Estou de férias então aproveitei o meu tempo livre, isolada em casa, para dedicar uma atenção mais sistemática à obra dele, o que estou fazendo desde então. Quando comecei a fichar as músicas e as entrevistas percebi que não tinha mais jeito, que eu estava irremediavelmente interessada, e a solução para mim é sempre mesma: estudar o assunto.

Então é isso, lembrar Andre Matos estudando a sua obra.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

19 de Junho -Dia do Baobá

Na minha cidade foi criado  o "Dia do Baobá" pela Lei nº 17099/2005, comemorado no dia 19 de junho.  Nessa ocasião o Poder Público deve promover celebrações para dar visibilidade aos cultos afro-descendentes na cidade, que consideram essa árvore sagrada.

Há também um instrumento de proteção criado através de Decreto do Prefeito que proíbe o corte dos baobás. Aproveitando o ensejo e a data comemorativa, vamos refletir um pouco sobre os baobás e o significado que os tornam dignos de preservação.

O baobá é sagrado nos cultos africanos e nos cultos de matriz afro-descente no Brasil.  As árvores em geral aparecem em diversas religiões e surpreendentemente com uma função parecida de fazer a ligação entre o Céu e a Terra.  Essa ligação é bem representada no simbolismo do "Axis Mundi", da "Árvore da Vida", da "Árvore do Bem e do Mal" do Gênesis, entre outros.

Esse caráter sagrado de ligação em relação aos baobás assume um caráter memorial explícito, uma vez que além ligar o Céu e a Terra também religa os deportados pela escravidão à Terra Natal.  Em um ritual extremamente significativo, os deportados davam voltas (nove para os homens e sete para as mulheres) em um baobá para deixarem lá suas lembranças, e por isso era chamado de "Árvore do Esquecimento".

Mas o significado memorial do Baobá também está na sua longevidade, que permite a noção de continuidade, permanência e resistência tão caras à memória coletiva. 

Aqui na minha cidade (eu gostaria muito de confirmar como chegaram os baobás no Brasil) conta-se que há um baobá ao pé do qual  os escravos iam para morrer de banzo, um mal do espírito que os acometia.  Não sei se é história ou lenda, mas quando passo por esse baobá lembro deles, tento imaginar a situação dramática em que viviam, e também lembro que quando era pequena, brincava entre as suas raízes e catava sementes.

Então, vamos aproveitar o dia do Baobá para sentir e ter empatia com o sofrimento passado e presente de todos aqueles que se encontram distante de sua terra natal, ou em situação de vulnerabilidade econômica ou análoga à escravidão.

terça-feira, 16 de junho de 2020

Carrossel do destino - Antônio Nóbrega e Bráulio Tavares


Deixo os versos que escrevi,
As cantigas que cantei,
Cinco ou seis coisas que eu sei
E um milhão que eu esqueci.
Deixo este mundo daqui,
Selva com lei de cassino;
Vou renascer num menino,
Num país além do mar...
Licença, que eu vou rodar
No carrossel do destino.

Enquanto eu puder viver
Tudo o que o coração sente,
O tempo estará presente
Passando sem resistir.
Na hora que eu for partir
Para as nuvens do divino,
Que a viola seja o sino
Tocando pra me guiar...
Licença,que eu vou rodar
No carrossel do destino.

Romances e epopéias
Me pedindo pra brotar
E eu tangendo devagar
A boiada das idéias.
Sempre em busca das colméias
Onde brota o mel mais fino,
E um só verso, pequenino,
Mas que mereça ficar...
Licença,que eu vou rodar
No carrossel do destino.

________
Sobre viver, sentir, lembrar e esquecer.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Lembrar Andre Matos

Andre Coelho Matos é um grande músico brasileiro, falecido em 8 de junho de 2019.  Em 2021, quando completaria 50 anos, será lançado um documentário em sua homenagem: https://www.youtube.com/watch?v=fzvW5g2Kasc.

Eu sempre gostei de rock, de todos os estilos e épocas, e tenho um apreço especial pelo heavy metal embora a minha forma de apreciá-lo seja um pouco diferente do que fazem os fãs mais comprometidos. Música é uma experiência dos sentidos, então procuro ouvir sem racionalizar muito e desfrutar daquele momento.

Algumas realmente me fazem sentir e fazem sentido, e essas são as que me emocionam e invadem a minha memória. Não importa a época ou o estilo, se puramente instrumental ou não, a música boa tem esse efeito de arrebatamento.

Andre Matos conseguia mostrar esse arrebatamento na voz, ao tocar, ao fazer suas performances no palco.  Eu gosto de ouvi-lo e vê-lo cantar, e tenho a impressão de que o metal foi a sua forma de expressão mais evidente exatamente por causa do peso e da força que transmite.

Potência na voz, potência na vida.

Lembrar de Andre Matos por causa do marco do seu falecimento, que em alguns Estados do Brasil é considerado por lei o "Dia do Heavy Metal", homenageando-o de um jeito  singelo: reencontrando videos e músicas queridas, assistindo-o mais uma vez ser incrível e memorável.





sábado, 13 de junho de 2020

Memória poética - Roberto Carlos e Erasmo Carlos

As canções que você fez para mim


Hoje eu ouço as canções
Que você fez pra mim
Não sei por que razão
Tudo mudou assim
Ficaram as canções
E você não ficou
Esqueceu de tanta coisa
Que um dia me falou
Tanta coisa que somente
Entre nós dois ficou
Eu acho que você
Já nem se lembra mais
É tão difícil
Olhar o mundo e ver
O que ainda existe
Pois sem você
Meu mundo é diferente
Minha alegria é triste
Quantas vezes você disse
Que me amava tanto
Tantas vezes eu
Enxuguei o seu pranto
E agora eu choro só, sem ter você aqui.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Mais (menos) estátuas

E a epidemia de mutilar e retirar estátuas continua: https://oglobo.globo.com/mundo/manifestantes-nos-eua-destroem-estatuas-de-cristovao-colombo-1-24473057

Cristóvão Colombo é o ícone da vez.

Como já começamos a discutir nos posts http://direitoamemoria.blogspot.com/2019/11/chilenos-retiram-estatua-de-pedro.htmlhttp://direitoamemoria.blogspot.com/2020/06/estatua-derrubada-em-londres.html e http://direitoamemoria.blogspot.com/2020/06/ainda-sobre-estatuas-derrubadas.html, mais do que celebrar um monumento é importante entender quem era o representado, por que mereceu a homenagem, quem fez a homenagem ( e por que), quem tirou? Por que tirou?  Qual será destino da estátua? A estátua, o objeto em si, tem valor artístico ou histórico?

Acrescentamos um tijolo nessa parede de problemas:  o monumento ressignificado pode permitir a discussão e a reflexão sobre temas como genocídio, escravidão, regimes totalitários, ditaduras. Discutir personagens e contextos históricos pode ser muito elucidativo sobre alguns temas.  Será que retirar e mutilar estátuas não dificulta também essa reflexão e contextualização?

Não seria mais útil agregar mais uma camada de discussão ao monumento?

Esquecer um genocida pode dificultar o reconhecimento de personagens análogos.  Evidentemente, não se está defendendo a construção de monumentos a genocidas ou ditadores porém, se existirem, é mais útil entender porque e por quem essa memória mereceu celebração do que simplesmente negá-la.

Quando se trata de sentimentos e afetividade (amor, revolta, ódio) frequentemente os impulsos prevalecem.  Aquele símbolo, aquela estátua, é tão revoltante e ofensivo? Vamos entender por que e dar o destino correto ao objeto, nem que seja trasladá-lo a um museu.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Mil e quinhentos

1500 posts sobre a memória e o patrimônio cultural que a veicula.

Em comemoração desse marco vou rever cada um deles, atualizando o que for necessário, retificando, perdoando, restaurando, se necessário, porque esse é também um trabalho da memória.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Ainda sobre estátuas derrubadas

No post anterior, trouxemos a notícia da derrubada da estátua de Edward Colston (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com/2020/06/estatua-derrubada-em-londres.html), por sua biografia de traficante de escravos.

A nossa preocupação é com o destino do monumento e a necessidade de entender o que levou à sua construção e destruição, que são  importantes para a memória coletiva e para o dever de memória.

Pois bem, Bansky (adoro!) resolveu o problema:https://www.dailymail.co.uk/news/article-8402975/Banksy-suggests-replacement-Edward-Colston-statue.html

Do ponto de vista da memória coletiva, a proposta do artista acrescenta uma camada de significado ao monumento. Torna Colston secundário mas não o apaga da paisagem, além de agregar os personagens e os valores que o derrubaram e isso, sem dúvida, é uma forma artística de ressignificação.

Mesmo que o monumento não seja fisicamente modificado, como propõe Bansky, ele  já criou um documento para a posteridade.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Estátua derrubada em Londres

Confira a notícia: https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/news/amp/uk-england-bristol-52955868

A estátua de Edward Colston, eminente traficante de escravos, foi erigida em 1895 e derrubada em junho de 2020.

Para entender a questão, vamos às perguntas clássicas: quem era? o que representava? Quem construiu? Por que construiu? Quem tirou? Por que tirou? E agora? Qual será destino da estátua derrubada? Qual será o passado da Nação? E o futuro?

Monumentos, versões e aversões (http://direitoamemoria.blogspot.com/2014/08/versoes-aversoes-e-monumentos.html) e mais uma estátua que não sobreviveu a 2020.

domingo, 7 de junho de 2020

Domingo cinematográfico

Hoje é mais um domingo no isolamento, e resolvi me dedicar a assistir filmes e a comer pipoca.

Tudo estava bem até que o primeiro monumento foi explodido sem nenhuma razão. A Mulher Maravilha não precisava destruir aquela igreja, do pequeno vilarejo, para alcançar o atirador que ameaçava as pessoas.

A Mulher Maravilha podia libertar o vilarejo e garantir que a igreja, que sobreviveu à guerra, continuasse existindo.  Ela é uma heroína, pelo amor de Deus.

Depois, outro filme onde dinamitaram uma pirâmide.

E finalmente, um filme dedicado ao furto e roubo de obras de arte. E a narrativa, notem, induzia o espectador a torcer pelo ladrão que privou um museu do seu acervo.

Em geral a ficção não me incomoda.  Eu até tolero Indiana Jones e sua forma pouco ortodoxa de abordar o patrimônio cultural, dinamitando tumbas e roubando artefatos, porque ele é um herói cujo superpoder é a Arqueologia, e isso a gente respeita.

Mas hoje não deu: xinguei a tv e acho que esses personagens deveriam ser processados por danos.  Depois me acalmei e continuei comendo pipoca.

sábado, 6 de junho de 2020

Constatação

A fantasia nos leva a lugares e a idéias que às vezes contradizem a realidade da maneira mais estranha.

Recebi uma propaganda do lançamento da coleção "outono-inverno" de roupas, e me deparei com um complexo caso de dupla fantasia: não existe isso de "outono","primavera", e"inverno" na minha região.

Aqui há apenas o "quente", "quente demais" e o "quente com chuva", que algumas pessoas ousadamente chamam de inverno.

A  segunda fantasia é a esperança de que baseio as minhas decisões de consumo na moda ou na sazonalidade artificial. A sazonalidade é mandatória para produtos orgânicos e intempéries.

Veja: fiquei catorze anos com o mesmo celular; comprei a minha geladeira, tv e máquina de lavar em 2004, e estão funcionando muito bem.

Não existe motivo para substituir o que está funcionando, sejam equipamentos eletrônicos, relacionamentos, ou partes de um monumento. A missão é conservar, manter e seguir.

Manter é lembrar, em todas as estações do ano ou da vida.

domingo, 31 de maio de 2020

Diário do Coronavirus

20/03/2020:  Determinação do governo estadual para restrição de movimentos.  Estou trabalhando remotamente desde ontem. Por enquanto, o clima é de uma tranquilidade vigiada, mas acredito que as coisas vão piorar bastante.

23/03/2020: Início da segunda semana (no Brasil) da luta pela sobrevivência contra o coronavirus.  Há um mês eu nem pensava nesse assunto.  Estava planejando um ano de 2020 muito, muito diferente. Agora meu conceito de "normalidade" mudou para sempre.

Tenho um profundo temor do futuro.  Não acredito que será um apocalipse da raça humana mas com certeza vemos a morte de uma mentalidade.

25/03/2020 - Quinto dia de confinamento.  Hora de fazer mais e começar a me exercitar.

16/04 - Um mês de confinamento.  Tentei lembrar da minha primeira impressão sobre a situação e, sem dúvida, foi surpresa e preocupação.  Surpresa porque uma pandemia, nessas proporções, é inédito e preocupação pelos mesmos motivos.

26/04 - Quarenta dias.  A palavra "quarentena" acabou de se tornar uma experiência para mim.

19/05/2020 - O Congresso Nacional decreta luto oficial de 3 dias pelos 10.000 mortos em razão do coronavirus.

16/05/2020 - Lockdown na minha cidade.  É o confinamento dentro do isolamento.

20/05/2020 - Sessenta dias de isolamento, e a vida ganha uma estranha normalidade.  Lembro de alguns vídeos de italianos e italianas no início da pandemia, quando  a situação lá estava parecida com o que passamos hoje.  As pessoas imploravam para que ficássemos em casa e falavam, em retrospectiva para elas mesmas, o que deveriam ter feito.

Bem, aprendi com a experiência alheia e fiquei em casa desde o primeiro momento. Agradeço a todos aqueles que, antes de mim, compartilharam suas experiências e nos ajudaram a tomar decisões melhores.

31/05/2020 - A partir de amanhã vamos sair do lockdown aqui na minha cidade.  O isolamento continua mas haverá mais circulação de pessoas e serviços.

Até hoje, 28 mil mortos.

Esse post não tem uma conclusão. É um processo.





sábado, 30 de maio de 2020

Férias de junho de 2020

Adoro viajar nas férias.  Sempre as considerei uma oportunidade de aprender coisas diferentes, em lugares diferentes com pessoas muito interessantes.

Fechando os olhos consigo retornar na memória, rever lugares queridos e lembrar de experiências que me definem.  Revisitar é um ótimo exercício e, quando a memória é feliz, tento retornar fisicamente  e acrescentar outras camadas à lembrança.

Não em junho de 2020. 

Desta vez vou ficar em casa e ser grata por isso.

domingo, 24 de maio de 2020

Meu aniversário - 24 de maio

Em confinamento, resolvi me dar de presente o poema-canção de Violeta Parra:


"Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio dos luceros, que cuando los abro,
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en el alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo
Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el oido que en todo su ancho
Graba noche y dia, grillos y canarios,
Martillos, turbinas, ladridos, chubascos,
Y la voz tan tierna de mi bien amado
Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abecedario;
Con el las palabras que pienso y declaro:
Madre, amigo, hermano, y luz alumbrando
La ruta del alma del que estoy amando
Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados;
Con ellos anduve ciudades y charcos,
Playas y desiertos, montañas y llanos,
Y la casa tuya, tu calle y tu patio
Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio el corazon que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano,
Cuando miro al bueno tan lejos del malo,
Cuando miro al fondo de tus ojos claros
Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Asi yo distingo dicha de quebranto,
Los dos materiales que forman mi canto,
Y el canto de ustedes que es mi mismo canto,
Y el canto de todos que es mi propio canto
Gracias a la vida que me ha dado tanto."

E para a gratidão ficar completa, ouvir hoje Mercedes Sosa cantando essa música o dia inteiro.

sábado, 23 de maio de 2020

Lugares a visitar pós-coronavirus

Enquanto estou aqui fico sonhando quando isso tudo for superado (mas não esquecido), especialmente nos lugares que desejo visitar e revisitar.

Fiz uma lista de tudo que me veio à cabeça, e esse post servirá de guia para as minhas futuras aventuras:

1) No Brasil (bater pernas de Norte a Sul)

Serra da Capivara
São Tomé das Letras e Santuário do Caraça (passar a régua em Minas Gerais).
Percorrer a Estrada Real a pé.
Lençóis Maranhenses
São Miguel das Missões

2) No mundo

Japão
China
Peru
Ecuador
Uruguay
Voltar à Colombia
Escócia/França e Alemanha, nessa ordem, porque tenho uma pesquisa para fazer.
Voltar ao Caminho (pelo menos mais umas duas vezes)
La Vall de Boí
Mongólia
Egito

3) Festas (celebrações que preciso ver)

Las Fallas (Les Falles)
Sanfermines (de novo!)
Dia de los muertos (Mexico)
Inty Raimi
Kanamara Matsuri (Japão)

Certamente há muito mais para ver e fazer, e vou ter que ser mais específica ao planejar as viagens. O Brasil já é imenso, imagina querer conhecer a "China".  A vantagem é que gosto de História e de Geografia, e meus irmãos são professores dessas matérias, então sempre tenho à disposição uma consultoria luxuosa e amorosa para as minhas viagens.

Depois que eu supero os "não vá", "mas, agora"?, "mas por que?", "mas, de novo?", passamos à análise dos mapas, dos aspectos sócio-culturais e históricos para delimitar períodos e locais de interesse imediato. Escolhidos os locais e as missões, passo a planejar a viagem.

E finalmente saio, saio em busca de novas experiências e memórias que enriquecem a minha vida.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Memorial virtual para as vítimas de coronavirus no Brasil- divulgação

A iniciativa singela tocou o meu coração: https://inumeraveis.com.br/

A biografia de cada uma, escrita de uma forma tão simples e delicada, para nos trazer a sua lembrança.

Aos que ficam, força e saúde.

domingo, 17 de maio de 2020

Aniversário de dez anos do blog

Parece que foi ontem, mas o blog iniciou em 17 de maio de 2010, com esta postagem: https://direitoamemoria.blogspot.com/2010/05/capitulo-1.html?showComment=1589718407187#c6364955283384718030

São dez anos de manifestação do pensamento sobre a memória, direito à memória e patrimônio cultural.

Para comemorar a data, vou rever cada um dos posts (até agora 1489), atualizando e ressignificando,  e sendo grata pelo que aprendi por meio desta ferramenta.

Agradeço também a todos os leitores e os comentários que enriquecem as postagens.

Esse blog me inspirou a escrever outro livro, que está em fase de finalização, o que não significa que será publicado brevemente. Veremos.


sábado, 16 de maio de 2020

Mamãezinha


Mamãe

Adoro esta foto da minha mãe, porque lembra um poema de Borges que está no post http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/05/elegia-da-lembranca-impossivel-jorge.html:

(...)

"O que não daria eu pela memória
Da minha mãe a olhar a manhã
Na fazenda de Santa Irene,
Sem saber que o seu nome ia ser Borges."


Eu olho essa foto e imagino o que passava pela cabeça dessa garotinha, que viria a ser minha mamãe. Gostaria de poder estar lá com ela, naquela tarde longínqua da fotografia, ou mais recentemente no dia das mães, mas fui impedida pela distância no tempo e agora no espaço.

Gosto dessa foto porque a minha mãe parece minha boneca.  Lembro da surpresa quando a vi pela primeira vez e descobri que ela também tinha sido criança, igual a mim.

Literalmente, igual a mim.  Temos algumas diferenças: ela tem cabelos louros e olhos verdes, e eu sou a versão morena dela, com cabelos e olhos castanhos.

Digo a vocês, essa garotinha é hoje uma mulher fascinante, cuja figura doce não condiz em nada com o esteriótipo. Essa mãe e avó é responsável pelo apego à liberdade que eu desenvolvi, e pelo estímulo à educação, da criatividade e do desejo de sempre aprender que fez dos seus quatro filhos professores.

Minha mãe nos ensinou a amar.  Amar de formas diferentes, e cada um do seu jeito e o que lhe aprouvesse. 

Minha mãe costurou faixas para os meus pés quando eu decidi, por um breve momento, que teria pés de lótus (https://direitoamemoria.blogspot.com/2015/07/dialogo-surreal-11-sobre-pes-de-lotus.html), e fez um bolo de aniversário para que eu pudesse jogar na minha cara, como se vê nos filmes de comédia pastelão. Depois de tantas décadas, são memórias que me fazem sorrir.

Minha mãe nos ensinou que pensar é uma coisa boa e a individualidade também.

Será que essa garotinha imaginava que se tornaria uma mãe tão incrível? 


quarta-feira, 13 de maio de 2020

Sobre el Camino de Santiago

O canal patrimonio traz uma série de textos sobre el Camino: https://www.canalpatrimonio.com/camino-de-santiago-arte-historia-xv-el-camino-frances-en-castilla-leon-palencia/

Nesses dias fiquei pensando se há alguém peregrinando nesses tempos tão difíceis.  Será que há alguém preso no Camino, sem conseguir voltar para casa?

Como estarão aquelas pessoas tão hospitaleiras que encontrei? 

Desejo a todos boa saúde e felicidade, e espero reencontrá-los bem em breve.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Luto oficial no Brasil

No sábado o Congresso Nacional decretou luto oficial por três dias em lembrança aos 10.000 mortos por Covid -19.

O luto oficial é mais do que uma lembrança celebrativa, é uma advertência.

domingo, 10 de maio de 2020

Arte tumular: Taking Lena Home

Lápides podem ser obras de arte e documentos históricos, mas sempre são vestígios da existência de alguém.  Portam memórias individuais, que também são importantes para registrar a história das comunidades.

Durante a quarentena tive mais tempo e oportunidade de fazer pesquisas e me deparei com esse maravilhoso documentário "Taking Lena Home", de Alexandra Grant, disponível no canal da artista no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rHImeu7PHSI.

Essa é uma história de plena restituição de afetos, mais do que de um lápide, que motivou uma jornada muito comovente.

sábado, 9 de maio de 2020

Aparecedouros

Nessa notícia, sumidouros de água em Roma revelam descobertas arqueológicas: https://socientifica.com.br/sumidouros-de-roma-revelam-incrivel-descoberta-arqueologica/

Então, rigorosamente falando, são aparecedouros de artefatos.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

O fim da estória

Desfechos são fundamentais para a memória e são um anseio humano legítimo.  Por que é tão doloroso pensar na situação dos desaparecidos e dos seus familiares? 

A situação inconclusa deixa vidas suspensas exatamente porque o desfecho é um passo necessário para a superação da dor e do luto.

Uma narrativa  tem um início, meio, e fim, o problema às vezes é identificar cada uma dessas partes, e no que nelas é essencial.  Muitas vezes nos equivocamos sobre o que e quando é um início, um fim, e buscar origens e destinos, causas e efeitos, parece ser uma missão sem fim.

Estórias inconclusas prejudicam a narrativa e a memória que é construída, além de deixar aquela sensação de falta que é tão angustiante.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Caixa de correio

No post https://direitoamemoria.blogspot.com/2020/04/carta.html, refletimos sobre a dramaticidade das cartas e a necessidade de continuar enviando-as e recebendo-as.

Mas elas não conseguem viajar sem as caixas de correio, esses portais mágicos que permitem  transportá-las para qualquer lugar.  Bem, era assim que eu pensava enquanto tentava alcançar uma para depositar as cartas da minha mãe.

Era uma caixa de correio cabeçuda e amarela, padrão dos correios brasileiros, que tinha uma abertura estreita para depositar documentos. Ela não era charmosa, como outras que encontrei ao longo da vida, mas sem dúvida marcou a minha memória.

Encontrei uma bem interessante em Astorga, que era uma cabeça de leão ameaçador.  Para depositar sua carta, tem que chegar perto da bocarra, superar o medo e fazer aquele leão engolir as suas palavras.  Muito emocionante!

Eu sempre estou olhando as caixas de correios e as considero fascinantes. E, antes que alguém me pergunte, eu não coleciono.  Ainda.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Imitações e memória


Dizem que toda imitação é uma forma de homenagem, e por vezes pode representar uma forma de lembrança celebrativa também.

Fico impressionada com a fidelidade e a semelhança que alguns imitadores alcançam, alguns com o desejo de falsificar e outros apenas de aproximar um objeto distante no tempo ou no espaço.

Também gosto das péssimas imitações porque elas são desconcertantemente honestas.  Aprecio o esforço mesmo que seja mal sucedido exceto quando, de tão ruim, a imitação passa a ser ofensiva.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Bolo de bacia

Um bolinho pequeno de não sei o que, ancestral dos enfeitados cupcakes.

Bolo de bacia não tem cobertura e nem enfeites, é um doce primitivo, de raiz, e que exige um caldo de cana para acompanhar.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Dever de memória da pandemia

Como citado no post https://direitoamemoria.blogspot.com/2020/05/citacoes-sobre-memoria-leonardo.html, Leonardo (da Vinci) destacou a importância de lembrar ainda que fossem dias miseráveis.

Situações traumáticas, graves e tristes, deixam lições que acabam por se dissiparem ao longo das gerações.  Lembro que assisti a um documentário sobre a enchente em Paris de 1910, e o foco era como as gerações seguintes não lembravam desse fato, o que as levou a descuidar, minimizar e esquecer o perigo.

Esquecer o perigo permite que sejam criadas as condições para novas tragédias, e as novas gerações serão sempre pegas desprevenidas.  Essa incapacidade de aprender com o passado é muito frustrante:  não aprendemos nada com as chacinas, as tragédias ambientais, endemias e pandemias?

Por que desperdiçar esse valioso acervo de experiências contido na memória coletiva?  O esforço de lembrar também é uma forma de honrar os caídos nessa batalha, tanto as vítimas quanto os profissionais de saúde vitimados.

Cada povo vai lembrar do que fez, do que deixou de fazer e das consequências da pandemia COVID-19 de maneiras diferentes, mas a  lição de não esquecer, de defender a vida, de não permitir violações de direitos fundamentais, de não aceitar quebras da ordem jurídica considerada legítima e de defender as instituições responsáveis pela existência e continuidade da democracia e do Estado em situações dramáticas e excepcionais deve ser aprendida e cotidianamente praticada.

A superação do trauma coletivo e a prevenção de novas tragédias estão diretamente ligadas a uma obrigação de recordar. É nosso dever lembrar para que a recordação contínua possibilite o aperfeiçoamento das instituições e da vida social, e também para manter a sociedade e os indivíduos alertas para resistir e agir através da lembrança, deixando-nos menos vulneráveis.