O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 25 de março de 2011

RETORNO DE BENS CULTURAIS

Em dois posts de novembro de 2010 nós discutimos sobre a nova tendência de retorno e devolução de bens culturais. Uma interessante campanha pode ser vista no sítio "http://www.returnthemarbles.com", pelo retorno dos famosos frisos do Parthenon, na Grécia, também conhecidos como "Elgin Marbles", hoje em exibição no British Museum (London). Essa reivindicação engrossa o coro de povos, cujos bens culturais foram licita ou ilicitamente exportados, e que hoje pretendem o retorno-devolução desses bens por razões identitárias. Abaixo, um belo vídeo que conta a história do Parthenon, produzido pelo cineasta Costa Gavras:
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=aGitmYl6U90 O fundamento da pretensão à devolução dos bens representativos da identidade cultural é, exatamente, o direito à memória coletiva. A questão vai além de saber quem é o atual proprietário, ou como adquiriu o bem, mas se trata de saber se a sua permanência longe do povo que produziu o bem é justificável, especialmente diante do princípio da conservação in situ, hoje estabelecido na legislação internacional.

Um comentário:

  1. Se esse povo vai devolver, eu não sei. Mas que o digam logo, pra gente poder saber onde vai passar as proximas férias.

    Oa, aquele fechamento de Machu Pichu tà confirmado mesmo? Eh pra quando? Apressa aê, rapais!

    ResponderExcluir