O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 23 de agosto de 2014

Versões, aversões e monumentos

Saber como os povos constroem e transmitem as suas memórias sempre foi fascinante para mim.  Saber como o constructo social denominado "patrimônio cultural" é formatado, utilizado e transmitido vem sendo o tema das minhas pesquisas e curiosidades nos últimos anos.

Hoje parei para pensar em alguns exemplos interessantes de transmissão e substituição das significações históricas e o seu reflexo em monumentos.

Há muitas maneiras de se transmitir uma versão histórica, e uma das mais interessantes que eu já vi foi construção de um parque temático. Confiram: http://www.grutoparkas.lt/?lang=gb.  Nesse parque temático os lituanos podem passar pela "experiência soviética" e ver como a sovietização feriu a alma da nação lituana.

A construção deste parque foi uma interessante forma de preservar os vestígios materiais da presença soviética, que era traduzida em monumentos, por exemplo, estátuas, que foram desmontadas e poderiam acabar virando sucata. A solução foi recolher todos esses monumentos 'ideológicos' desmontados e ressignificá-los (http://www.grutoparkas.lt/apie.php).

Alguns povos optaram simplesmente por destruir vestígios materiais e seu simbolismo. Vamos lembrar de alguns monumentos que foram destruídos para lavar a alma das nações:

1- Estátua de Saddan Hussein: http://noticias.br.msn.com/fotos/ies135-invasao-do-iraque-completa-10-anos?page=8

2 - Diversas estátuas de Stalin foram derrubadas e substituídas.  Vejamos alguns exemplos:

a)Derrubada em sua cidade natal - Gori, na Geórgia - para ser substituída por um memorial às vítimas da guerra com a Rússia (http://internacional.estadao.com.br/noticias/europa,estatua-de-stalin-e-derrubada-na-cidade-natal-do-ditador-na-georgia,571908)

b) Derrubada em Budapest, 1956: http://elpais.com/diario/2006/10/22/domingo/1161489157_740215.html
simbolizavam um passado

3 - Estátuas de Lenin, Hitler, Kadhafi, entre outros.  Olha só que interessantes algumas das fotos mostradas neste post http://enriquegdelag.blogspot.com.br/2012/09/tear-it-down-and-move-on.html

É claro que a damnatio memoriae não se restringe a vestígios materiais tão personalistas de ditadores, como seus bustos e esculturas.  Pode também atingir símbolos e cores do regime, e até mesmo outras formas de lembrança celebrativa, como o nome de ruas.

A questão é saber porque alguns personagens são mais merecedores da danação do que outros?

4 - Situação diferente parece ter sido a do "Soldado de Bronze de Tallinn", que servia de marco à sepultura de soldados soviéticos, e foi transladado por decisão das autoridades estonianas a um cemitério militar. A decisão evidencia um conflito de significados adversários:  para os russos, a estátua representava a libertação, e para os estonianos, a anexação forçada à União soviética.  O fato de retirar a estátua causou revoltas, ciberataques e até uma morte.

No fim das contas, a estátua foi mesmo transladada ao cemitério, onde pode receber as homenagens de quem sentir a necessidade de prestá-las: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=136722&tm=&layout=121&visual=49.

5- Até Cristóvão Colombo recentemente foi  banido de Caracas, como forma de afirmação ideológica: http://noticias.terra.com.br/ciencia/estatua-de-cristovao-colombo-e-retirada-de-caracas,9c2a803f3f40b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html.

6- Sobre a administração de conflitos simbólicos, esse pequeno texto de Burke é interessante: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1006200715.htm.  Concordo especialmente com a alternativa de agregar informações, valores e significados ao monumento, e não simplesmente destruir ou substituir.  Ressignificar pode ser mais educativo pode permite o confronto de versões.

O ato político de criar, destruir e substituir monumentos pode dizer muito sobre os mecanismos de formação e transmissão da memória coletiva.  Nesse momento em que no Brasil inicia-se a discussão sobre a manutenção e substituição de lembranças celebrativas de personagens em logradouros públicos, basicamente com o intuito de danar a memória dos ditadores da última ditadura (1961-1988), pergunto:

Que estranhos caminhos são esses que levaram Getúlio Vargas a ser tantas avenidas, praças, viadutos nesse meu Brasil, e a ser considerado herói nacional em 2010 (pela Lei 12326/2010 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12326.htm), e ter o nome inscrito no Panteão da Liberdade e da Democracia?

E mais importante, por que ninguém questiona?
 

5 comentários:

  1. E falando em Getúlio Vargas - Ditador democrata e herói nacional - lembro que hoje, dia 24 de agosto de 1954, completa-se o marco de 60 anos do suicídio.

    ResponderExcluir
  2. 7 - Acrescente-se: nacionalistas ucranianos derrubam uma estátua de Lenin , em 28/09/2014: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/09/1524007-nacionalistas-derrubam-estatua-de-lenin-em-cidade-do-leste-da-ucrania.shtml.

    ResponderExcluir
  3. 8- Acrescente-se: ucranianos transformam a estátua de Lenin em Darth Vader. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/10/monumento-darth-vader.html

    ResponderExcluir
  4. Acrescente-se: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/12/prefeitura-do-rs-derruba-busto-em-homenagem-costa-e-silva.html

    ResponderExcluir
  5. Acrescente-se: https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/news/amp/uk-england-bristol-52955868

    ResponderExcluir