O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 12 de julho de 2015

Resgatando xingamentos antigos (especial): a Resposta dos Cossacos

Cf: http://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/capa/a-resposta-dos-cossacos.phtml#.VaAwgflVikp

A resposta dos cossacos ao sultão Mehmed IV (1675) traz xingamentos incríveis, e que aqui merecem ser lembrados mais de três séculos depois:

a) "Que diabos de cavaleiro é você, que não pode matar um porco-espinho com seu traseiro pelado?"
b) "Sois um serviçal babilônico"
c) "Fazedor de rodas macedônico" (nem sei o que isso significa)
d) "Cervejeiro de Jerusalém"
e) "come-cabras de Alexandria"
f) " testa sem crisma"

Em conclusão: os cossacos zaporogianos xingam, falam da mãe dos outros, e ainda mandam que um sultão beije as bundas deles. Além do desaforo e do desabafo, parece que também se divertiram muitíssimo, considerando a interpretação do quadro "A resposta dos Cossacos"de Ilya Repin.

Há dúvidas quanto à veracidade das cartas, mas do ponto de vista dos xingamentos, ela é uma verdadeira jóia.

5 comentários:

  1. Nesses dias, as redes sociais estão evidenciando uma polêmica entre a cartunista Laerte e o jornalista Reinaldo Azevedo, que usou adjetivos desnecessários e falaciosos para atacar o oponente, ao invés de expor objetivamente seus argumentos, como se fôra um zaporogiano (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-campanha-de-odio-contra-os-que-pedem-fora-dilma-o-caso-doda-cartunista-laerte-ou-a-ultima-da-baranga-moral/).

    Na verdade, e considerando todo o humor envolvido, acredito que a resposta de Laerte seria mais adequada aos cossacos, e que aqui reproduzo para não esquecer: "Sobre o Reinaldo Azevedo.
    Acho que eu não devia dizer o que vou dizer, mas minha advogada opinou que não vai gerar ação na justiça. E minha analista deu força, pra botar pra fora senão somatiza e piora a situação das varizes.
    Então lá vai - esse cara me dá um tesão desgraçado.
    Não sei o que é - tá, ele não é um ogro -; se é o olhar decidido, o nariz, os lábios, não sei!
    Nessas noites de frio que vem fazendo eu fico debaixo das cobertas e, como diria o Henfil, peco demais.
    Vou acabar tendo que depilar a mão com cera espanhola.
    Acho que eu tenho síndrome de Estocolmo platônica."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1842974-juiz-condena-reinaldo-azevedo-a-indenizar-laerte.shtml

      Excluir
    2. Decisão mantida: https://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1930015-justica-mantem-decisao-que-condena-reinaldo-azevedo-a-indenizar-laerte.shtml

      Excluir
  2. Enquanto não consigo encontrar um novo xingamento antigo para resgatar, fico aqui me divertindo com a resposta dos cossacos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje mesmo chamei o meu irmão de "cervejeiro de Jerusalém" e "fazedor de rodas macedônico", tudo isso antes das dez horas da manhã. E só porque é sábado.

    ResponderExcluir