A missão desse blog é lembrar, e lembramos de 8 de janeiro todos os dias, todos os meses desde a última tentativa de golpe no Brasil:
https://direitoamemoria.blogspot.com/2023/01/o-infame-8-de-janeiro-de-2023.html
https://direitoamemoria.blogspot.com/2023/02/todo-dia-8-de-janeiro.html
https://direitoamemoria.blogspot.com/2023/04/lembrar-o-dia-8-de-janeiro-de-2023.html
Neste caso há o dever cívico de entender, lembrar, prevenir e reagir. A democracia brasileira, jovem e em construção, precisa ser protegida porque não há regime melhor.
As alternativas à democracia que a nossa sociedade experimentou foram traumas, e até hoje a nossa memória coletiva é contaminada pela mentalidade autoritária que usa o caos para prevalecer.
A bandeira brasileira traz duas palavras - ordem e progresso - que são estágios do desenvolvimento social.
A ordem pública é basilar, sem ela nenhuma organização é possível. Quem perverte a ordem pública, sob qualquer pretexto, tem como objeto arruinar a institucionalidade do Estado Brasileiro.
O progresso aqui é bem lento, como provam a nossa história e os índices inaceitáveis de miséria e homicídios, só para ficar em dois dos direitos fundamentais que são diariamente aviltados.
A lição de que a tomada hostil do poder não é aceitável deve ser aprendida para fortalecer as instituições, o seu poder de reação e para preservar o Estado.
E construir um patrimônio democrático que nos sirva veículo para as ideias e valores que preservam o Estado e a estabilidade. Essa seria uma grande inovação na nossa História e talvez seja o maior dos legados dessa data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário