O pretzel é uma espécie de pão, cujo nome aparentemente deriva da palavra latina "pretiola" (pequena recompensa), que foi transformada na "bracciola" italiana, porque a forma parece a de pequenos braços. Posteriormente transformada em brezel (e finalmente pretzel), que era oferecida como recompensa às crianças que memorizavam passagens bíblicas.
Esse sistema de recompensa através de comida é muito eficiente em todos os tipos de adestramento, mas eu sou contra o seu uso em humanos por razões de princípios, embora faceiramente participe de atividades que prometem comidas ao final. E isso vale para aulas de idiomas (eu tive um professor que nos presenteava chocolates quando acertávamos a lição), e também para a tradicional memorização de passagens bíblicas.
Por sinal, a primeira passagem que eu memorizei foi João, 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Minha avó, que era cristã praticante, obrigou-me a memorizar esse versículo e não me deu nenhum pretzel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário