O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Produtos centenários (8)

 Nossa preferência de sempre, como destacamos nos posts:



Manteiga centenária preferida



Uso curativos do Laboratório Mercurochrome porque é uma empresa fundada em 1917 e também porque me lembra a minha vovó Aline (http://direitoamemoria.blogspot.com/2018/04/retrato-de-vovo-aline-quando-jovem.html).

Toda vez que eu me machucava, vovó corria no armário para pegar o mercúrio cromo, que além de antisséptico também devia ser uma espécie de panacéia.  Essa substância acabou por ser proibida e não é mais comercializada no Brasil.

Para  a minha vovó "mercúrio cromo" é um gênero de antisséptico, e por isso ela chamava outros remédios por esse nome, quando na verdade ela usava "elixir sanativo", um produto tradicional da minha região e mais que centenário, com a grande diferença de que era muito, mas muito mais ardido.

Em se tratando de machucados da infância, nós usávamos raramente a novidade merthiolate (de 1951), e mais frequentemente o mercúrio cromo e o elixir sanativo (de 1888), tradição essa repassada às novas gerações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário