O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 27 de agosto de 2013

Processo de revalidação do registro do patrimônio imaterial

Os primeiros bens culturais registrados como patrimônio imaterial do Brasil -  ofício das paneleiras de Goiabeiras (Espírito Santo) e a Arte Kusiwa (Amapá) - estão em processo de reavaliação (cf. http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17839&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia).  

O processo de reavaliação decenal é uma  exigência do Decreto nº 3551/2000:

Art. 7o  O IPHAN fará a reavaliação dos bens culturais registrados, pelo menos a cada dez anos, e a encaminhará ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural para decidir sobre a revalidação do título de "Patrimônio Cultural do Brasil".
Parágrafo único.  Negada a revalidação, será mantido apenas o registro, como referência cultural de seu tempo.

Para conhecer um pouco das manifestações culturais, confiram

Ofício das paneleiras de Goiabeiras: http://www.youtube.com/watch?v=vOP3bqyixWk.  Coisa linda.

Arte Gráfica e Corporal Kusiwa (Wãjapi):http://www.youtube.com/watch?v=1dMBXS8OZn0.  Coisa linda, além de ser uma ótima oportunidade de conhecer uma língua brasileira, e ver o jeito especial de transmissão oral de conhecimentos tradicionais, que perpetua a memória coletiva.

O reconhecimento  e a valorização desses bens culturais contribui para a qualidade de vida das pessoas que os produzem, na medida em que favorece o fortalecimento da identidade e da auto-estima.  O contrário da valorização é a imposição de um modo de vida que reduz a dignidade das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário