O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 23 de novembro de 2013

Costumes brasileiros esquisitos

Sim, as esquisitices são uma parte muito especial da identidade cultural de um povo, e ajudam a evidenciar o seu específico modo de viver, fazer e sentir.

Comecei a lembrar dos costumes brasileiros que, apesar do meu conforto nessa nossa cultura, ainda me causam estranheza.  Se são estranhos para mim, que sou brasileira há tanto tempo, imagine para quem é novo nesse esporte ou é estrangeiro.

Esse post inicia uma coletânea das nossas esquisitices que consegui lembrar, e aceitamos contribuições.  Escolhi um hábito particular da da minha cidade, com o qual não consigo me adaptar:

Bom dia!  Utilizado do raiar do sol ao meio dia em ponto.

Boa tarde! Utilizado de 12:01 até às 18 horas (quando o sol precipitadamente se esconde).

Boa Noite! Utilizado das 18:01 até o raiar do dia seguinte.

Você será imediatamente corrigido se cumprimentar errado.  Aqui as pessoas literalmente olham o relógio para cumprimentar os outros, e o corrigem (ai de você!) caso não observe os horários de cumprimento.

Olha o que aconteceu comigo ontem.  Era mais ou menos 12:15, entrei no elevador e disse:

- Bom dia!

- O rapaz olhou no relógio e disse: Bom dia, não, boa tarde.

E isso acontece diariamente comigo porque não uso relógio de pulso (espécie de grilhão pequeno burguês que impõe uma temporalidade falsamente homogênea, na minha visão).

Será que é realmente tão importante assim observar esses marcos para cumprimentos?  Será que a nossa pontualidade se reduz aos cumprimentos?  Sim, porque a mesma pessoa que o corrige vai atrasar para seus compromissos (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/01/conhece-te-ti-mesmo-brasil-2.html).

Quem dera esse mesmo vigor justiceiro quanto aos horários fosse aplicado em outras ocasiões sociais.

E aí? Quais outros costumes brasileiros são peculiares?

7 comentários:

  1. Eu achei isso engraçado... http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N45103

    ResponderExcluir
  2. As providências administrativas já foram adotadas, quais sejam, recuperar o bem e cobrar a conta do responsável.

    ResponderExcluir
  3. Um costume esquisito, que não sei se existe em outros lugares do Brasil, além desse meu rincão peculiar:

    Quando se quer dizer que alguém é parecido com outrem, diz-se "Fulano é cuspido e escarrado Sicrano". Total maluquice, já que ninguém é feito de catarro.

    Parece que a tal expressão "cuspido e escarrado" é corruptela de "esculpido e encarnado". Ou seja, Fulano é (a cópia) esculpida e encarnada de Sicrano.

    ResponderExcluir
  4. é...tem essa versão em mármore também. De todo jeito, como é que "esculpido em Carrara" vira cuspido e escarrado, e as pessoas falam sem atentar para o que dizem?

    ResponderExcluir
  5. Olha aí um costume muito esquisito do meu rincão: quando a gente recebe uma visita, ao invés de receber só na sala de visitas, é costume mostrar a casa toda, quartos, cozinha, etc..., mesmo que estejam bagunçados.

    E se estiverem bagunçados, ainda pedir desculpas. Não seria mais fácil não mostrar?

    ResponderExcluir