O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Presépio


Presépio em Português é sinônimo de estábulo.  Mas para os cristãos, o presépio natalino é uma espécie de fotografia em três dimensões do nascimento de Cristo.  É uma maneira de reencenar e relembrar esse importante natalício, ao qual estavam presentes:

O pai terreno - José
A mãe - Maria
O bebê - Jesus
Os três Reis Magos - Baltasar, Gaspar e  Melchior, que trouxeram as oferendas sob forma de ouro, incenso e mirra.
A estrela de Belém, que guiou os magos pelo caminho e anunciou o nascimento de Cristo, que evidentemente viram e entenderam o sinal.
Animais variados, principalmente bois e vacas, ovelhas, galos.
Alguns presépios também trazem bandas de música, pastores.

Em relação a esses últimos, na região da Catalunha, é tradição incorporar pequenas figuras em cerâmica de camponeses defecando, como símbolo de fertilidade, que só o adubo pode ilustrar tão bem.  Os tradicionais camponeses foram substituídas por figuras de celebridades que comemoram o Natal igualmente cagando: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/11/papa-messi-dilma-e-neymar-viram-caganers-de-presepio-da-catalunha.html

Ou seja, em alguns presépios tem até gente cagando. Deve ser daí que vem a palavra presepada.

Não há uma representação de Deus - o Pai Celestial - na cena do nascimento de Cristo, mas evidentemente ele estava lá porque na cultura ocidental ele é onipresente.

Além dos personagens humanos, que são fundantes da identidade ocidental, um dos animais se destaca: a  vaquinha de presépio.  Essa figura passou à nossa memória coletiva como um símbolo negativo de conformismo,  talvez por causa de sua condição de figurante da cena.  Ser uma vaquinha de presépio significa aceitar tudo sem criticar.

Aqui na minha região (do Brasil) há a tradição de fazer uma encenação em frente ao presépio, que em determinada época passou a ser sinônimo de "Lapinha".  O pastoril é uma dança, com cânticos específicos, que é executada em frente à cena do nascimento de Cristo.  Como o presépio é considerado sagrado, e consequentemente os materiais que o integram, aqui é tradição de queimá-los no dia de Reis (6 de janeiro), em um ritual denominado "Queima da Lapinha".





7 comentários:

  1. Decidi que vou criar um presépio para as festividades natalinas, e colocarei nele um jacaré, em homenagem ao Ururau da Lapa (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/06/a-lenda-do-ururau.html)

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi, mas parece que é uma espécie de planta aromática. Se visse, provavelmente confundiria com manjericão. Parece que a mirra que foi presenteada era a resina e não a planta.

    ResponderExcluir
  3. Ontem (06 de janeiro) foi o dia de homenagear os Reis Magos e de queimar a lapinha, ou seja, incendiar os presépios.

    ResponderExcluir
  4. Em 2016 ganhei um presépio de uma amiga. É a primeira vez que vou contar com essa dramatização 3D em minha casa no Natal.

    ResponderExcluir