O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Natal em novembro?


Fui surpreendida por uma notícia de que o Presidente Maduro, da Venezuela, por decreto, havia antecipado o natal: http://www.publico.pt/mundo/noticia/maduro-decreta-que-o-natal-na-venezuela-e-em-novembro-1611390.

A idéia, parece, era aproveitar o espírito natalino e a atmosfera de confraternização para pacificar a população, que enfrenta uma inflação galopante e situação geral de desabastecimento, coisa que nós brasileiros lembramos bem, ou pelo menos devíamos lembrar (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/05/memoria-brasileira-inflacao.html).

Procurei o referido decreto no sítio do governo venezuelano e não encontrei.

E antes de pensar que se trata de um absurdo, é importante dizer que na Venezula el ciclo navidadeño começa em novembro: http://gobiernoenlinea.gob.ve/home/arteG_detalle.dot. Então, talvez, o presidente só esteja saudando o início do ciclo natalino, que aparentemente se estende até fevereiro, como se dirigisse um pedido de trégua ao universo.

Ou, quem sabe, a lembrança dos seus belos natais o emociona vivamente.

Na dúvida, deixo meus votos de Feliz Natal a todo estimado povo venezuelano.

5 comentários:

  1. Não tem problema mudar a data (mais uma vez!). De toda forma Ele nasceu em abril mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Olhem essa notícia: http://pt.euronews.com/2013/11/10/venezuela-maduro-ordena-ocupacao-de-cadeia-de-eletrodomesticos/

    Intervenção administrativa no domínio econômico.

    ResponderExcluir
  3. Será que é cedo para iniciar o ciclo natalino do blog?

    ResponderExcluir
  4. Iniciamos o ciclo natalino com um post sobre presépios, no dia 28 de novembro.

    ResponderExcluir
  5. Parece que além da Venezuela, a Holanda também inicia os festejos natalinos em novembro. É interessante que na Holanda Papai Noel chega (chegava) acompanhado de um cortejo de ajudantes negros em trajes medievais, chamados de Zwarte Pieten. Hoje, dia 03/07/2014, o Tribunal na Holanda proibiu essa tradição, conforme a notícia divulgada em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/07/03/interna_mundo,435845/justica-holandesa-quer-que-papai-noel-deixe-de-ter-ajudantes-negros.shtml.
    Pelo pouco que consegui descobrir, é uma tradição "recente" para os parâmetros da área.

    ResponderExcluir