O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Odin e a memória

A relação entre memória e divindade evidencia a sua importância para a sociedade.  Em posts anteriores buscamos refletir um pouco sobre o assunto, especialmente tratando sobre Mnemosyne (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/01/deusa-memoria.html) e Hermes (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/07/hermes-e-memoria.html).

Ontem fiquei pensando em outras relações mitológicas com a memória, por exemplo, Tezcatlipoca (que eu ainda preciso estudar), Nanã, e lembrei de Odin, esse deus tão interessante da mitologia nórdica, que era cego de um dos olhos e andava acompanhado de dois corvos Hugin (Pensamento) e Munin (Memória).

Os corvos de Odin eram enviados para observar os mundos e trazer de volta informações. Observem que interessante, o conhecimento do deus era obtido quando o pensamento e a memória  saíam para ver os mundos e reportavam suas impressões.

Acredito que a metáfora é apropriada, embora se afirme que originalmente os corvos não representavam o pensamento e a memória. Mas parece tão certo: a memória sem o pensamento não pode voar, e o pensamento sem ela não pode reter as impressões.  Certamente é por isso que ele precisa de dois corvos, e não de um só.

Odin é o criador, reconhecido por ser sábio.  Ele preside os banquetes do Valhalla, lugar para onde vão os espíritos dos guerreiros falecidos que merecem, um paraíso em que há fartura de carne e batalhas diárias. Cada povo coloca em sua idéia de paraíso aquilo que parece mais precioso: para um viking seria a honra, a comida e continuar lutando.

E falando em vikings, lembrei dos belos barcos-dragão: http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/07/o-drakkar.html.

9 comentários:

  1. Corvo é um animal reconhecidamente inteligente. Ele é capaz de aprender e transmitir conhecimentos e construir instrumentos uteis. Não é a toa que é usado em pesquisas que pretendem provar que o homem não é o unico animal racional (enquanto todos os outros animais que seriam apenas instintivos).

    ResponderExcluir
  2. É sério, Denise? Se eles são capazes de aprender e transmitir conhecimentos - e isso não caracteriza instinto - então todo um novo campo para o estudo da memória pode se abrir.

    Como será a memória dos corvos?

    ResponderExcluir
  3. Pensa comigo, essa oposição "animal racional x animal instintivo" é coisa muito recente. Se a invenção dos conceitos de racional e de instinto forem uma tolice, podemos pensar o mundo sem esse juizo aprioristico que é limitativo do nosso modo de ver as coisas.

    O conceito de "racional" usa muitas variaveis, entre elas aprender e transmitir, criar e usar linguagem, mas também ser capaz de criar utensilhos para fazer de modo diferente o que se aprendeu e fazê-lo com a consciência de tal. Alguns animais são capazes de transmitir também esse conceito do uso de instrumentos para finalidade especifica, é o caso do corvo.

    Ha muito se estuda tb o aprendizado da caça que as orcas passam aos filhotes. Existe dia especifico para a "tarefa de casa" e para o "lazer com a presa". O caso classico do corvo aparece pq eles fabricam utensilhos como, por exemplo, palito para tirar a minhoca de dentro de um tronco de arvore.

    Não parece estupido pensar que a cada nova geração de passarinhos houve a intervenção do instinto para que os novos membros do grupo desenvolvessem a técnica do palito?? Claro que foi transmitido racionalmente... enfim, depende do conceito de racional e de instinto...

    Parece aquela estoria de "é mais facil acreditar que Jesus é filho de Deus que pensar que ele fez o que fez sendo apenas um homem como os outros".

    Mas nem se precisava ir tão longe na teoria. Converse com qualquer homem do campo que não teve acesso ao estudo formal e ele vai falar de personalidade de cada animal da fazenda, independente do tipo do animal, independente do instinto que é inato a cada animal. Enfim coisas assim...

    Outro dia eu vi um gato conversando com um passarinho. Foi-me tão familiar aquilo que até fez medo, mas no fundo foi engraçado. Nada diferente do que quando eu escutei duas romenas conversando. Era como se eu entendesse... so que não... kkkk

    Outra coisa, tem pesquisadores que defendem que as plantas tem sistema de comunicação tb. Tipo, qdo uma é atacada por uma praga da qual ela é capaz de se defender, ela comunica às outras plantas ainda não atacadas para que todas comecem a produzir hormonios de defesa. Dito de outra forma, porque uma planta não atacada se defenderia senão porque ela sabe que esta na iminência de sê-lo porque sua vizinha assim comunicou? Não sei como foi, so sei que foi assim...

    Embora não se saiba como funcionam esses sistemas de comunicação, uma coisa é certa, a linguagem não é o critério que delimita o racional do homem do racional dos outros animais. Enfim, o conceito de racional é uma conveniência do homem. No fundo, ele inventou que era o unico ser racional, mas nunca pediu a opinião dos outros seres. Procurando o porquê, podemos encontrar justificativas complexas, mas também outras muito simples, a de que essa é uma desculpa pra poder comer os outros animais, porque a gente não vive so de alface!

    ResponderExcluir
  4. Pensando bem, há algumas pessoas que conseguem se comunicar com outras espécies. Minha mãe, por exemplo. Ela fala com animais, plantas e crianças absolutamente da mesma maneira, e todos parecem se comunicar com elas.

    Tenho certeza que ela conseguiria comunicar-se também com os romenos, ou qualquer outra espécie de ser humano que não fala a língua dela, simplesmente porque já vi acontecer. Minha mãe passou a tarde conversando, rindo e brincando com uma senhora russa. Ela falando a língua dela e a minha mãe fazendo o que ela sempre faz, e deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi um documentário sobre um pesquisador que vive com lobos. Acho que ele conseguiu demonstrar que a gente pode aprender o idioma de outras espécies e adotar o seu modo de vida.

    ResponderExcluir
  6. Então, qual é a musica? :

    1) Mas é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem...

    2) Besta é tu, besta é tu...

    ResponderExcluir
  7. Ontem, dia 09/08/2015 (dia dos Pais), vi muitas pessoas no facebook felicitando Odin, o "pai de todos"? Hã?

    ResponderExcluir
  8. Falando em Odin e corvos, assisti a um documentário sobre o corvo americano e seus ritos funerários.

    ResponderExcluir
  9. Salve Odin: http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/islandia-vai-construir-primeiro-templo-de-deuses-nordicos-desde-era-viking-15227813

    ResponderExcluir