O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 23 de novembro de 2013

Memória do blog 2013


Dezembro, tempo de confraternização e de realizar o balanço do ano. Hora de parar para refletir sobre o que andamos fazendo no blog, que nasceu há três anos e meio pelo nosso desejo de  discutir e refletir sobre o direito à memória coletiva e individual (dos vivos e dos mortos), tema que continua interessante e instigante para mim.

Nesse ano tivemos a oportunidade de discutir idéias, acompanhar fatos e divulgar trabalhos.  Agradeço a todos que manifestaram suas opiniões, principalmente dra. Denise, e todos aqueles que têm interesse pelo blog e pelo tema "direito à memória".

Em números, nós tivemos 42.659 visualizações até a data de hoje, em diversos países (Brasil, França, Estados Unidos, Portugal, México, Rússia, Cingapura, Eslovênia, Alemanha, Angola, Itália, Reino Unido, Ucrânia). Nesse ano de 2013, pela primeira vez, a Malásia, a China e a Costa do Marfim marcaram presença.

Gostaria de conhecer todo o patrimônio cultural desses lugares, falar todas as línguas e verificar os mecanismos de transmissão da memória coletiva mas, infelizmente, a "Arte é longa e a vida é breve". Mas isso não nos deve impedir de sonhar e tentar, então vou precisar viajar muito, o que é ótimo.

A postagem que mais suscitou interesse até hoje foi "31 de Outubro - Halloween, Raloim, Dia do Saci e Memória Coletiva" http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/10/31-de-outubro-halloween-raloim-dia-do.html,  no qual discutimos a pertinência ou impertinência da tradução da primeira festividade para o comemograma nacional.  Atribuo o grande número de visualizações a um milagre dos santos Cosme e Damião.

Em seguida vêm as postagens que tratam de xingamentos antigos, sempre buscados na Internet. 

Gostei da experiência do blog e de poder compartilhar idéias com pessoas em tantos lugares diferentes. No ano de 2014 vou continuar por aqui,  e desejo a todos um ano novo maravilhoso, para ficar na memória!


Nenhum comentário:

Postar um comentário