O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 19 de junho de 2016

Olímpíadas modernas no Brasil (2016)

Quem sou eu para reclamar, se mesmo os gregos fizeram uma Olímpiada moderna em Atenas? Vocês podem imaginar o que eu senti quando vi a maratona ser iniciada lá, em Maratona?

Mas embora esse renascimento seja um desejo que afeta algumas gerações efetivamente muito pouco existe de similaridade entre os jogos antigos e os modernos. A comparação serve para ressaltar as diferenças, e a estratégia de religação com o passado, nesse caso, parece uma impossível continuidade discursiva (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/06/time-maps.html). Se nem a Grécia é a mesma, quanto mais os jogos.

Se o espírito olímpico existe, sobreviveu ao tempo e motiva a ressurreição da idéia de confraternização, sem dúvida globalizou-se, adquiriu ares empresariais e está praticamente irreconhecível, comparado àquele que inspirou os primitivos (originais) jogos.

E sem dúvida, não será mais o mesmo após as Olímpiadas no Brasil. O espírito olímpico envelhecerá e sairá com cicatrizes e questionamentos existenciais profundos, se dessa vez os oráculos do apocalipse estiverem certos.

Em 2014, o Brasil sediou a Copa do Mundo que foi um sucesso televisivo, muito emocionante.  Mas parece que ela ainda não acabou, já que inúmeros questionamentos quanto à corrupção da FIFA e de algumas federações de futebol contribuem para empanar o brilho do evento.

Para nós,brasileiros,  a copa ainda não acabou.  Na minha cidade, por exemplo, muitas "obras da Copa" continuam inacabadas, o que nos leva à uma conclusão rápida e óbvia de que não eram necessárias (já que o evento ocorreu sem elas) e que o gasto de dinheiro público não se justificava.

Vamos pontuar alguns aspectos interessantes para começar essa reflexão, que vai continuar ao longo do evento:

1) Não houve,até o momento, um movimento popular do "Não vai ter Olimpíadas", diferentemente do que ocorreu com a Copa.

Se o evento corre o risco de não acontecer é por fatores outros, mais politico-institucionais, ou administrativos, por exemplo, a não conclusão das obras necessárias.

2) O Estado do Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas, decretou "estado de calamidade pública", por questões financeiras (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/06/especialistas-comentam-decreto-de-calamidade-publica-no-rj.html), arriscando o evento.

Essa é realmente uma novidade, já que a calamidade pública para esses fins geralmente liga-se a eventos naturais.  Os efeitos dessa decretação, esses sim bem conhecidos, visam a afastar a necessidade de licitação para a contratação de obras e serviços e forçar a liberação de recursos federais.

3) Algum dia, alguém talentoso contará a estranha e maravilhosa jornada da tocha olímpica no Brasil.

4) A segurança pública é sempre uma questão. O nível ou padrão (standard) do que se considera boa segurança no Brasil é muito diferente do adotado em outras nações onde houve Olímpiadas.  Aqui funciona com zonas de exclusão, com encastelamento de residências e a criação de fossos, que podem ser materiais ou simbólicos (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/02/resgatando-instituicoes-antigas-fosso.html).

Será necessário criar uma bolha e confinar os atletas e turistas para protegê-los.

5) Questionamentos judiciais sobre o denominado "legado olímpico".
Cf. http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-07/justica-federal-exige-apresentacao-de-legado-da-olimpiada


6) Aparentemente, haverá um "déficit de representação" por autoridades no evento.  Algumas já informaram a ausência por motivos variados, tais como, princípios, temor, discordância política, etc...


7) No dia da abertura (05/08), houve protestos contra o evento, mas principalmente contra a situação governamental em vários níveis da Federação.

8) As manifestações do direito à expressão foram limitadas durante o evento.  Discutir qual é o limite das limitações será um exercício interessante.

9) O Rio de Janeiro continua lindo.

10) Gostaria de destacar como ponto positivo na transmissão dos jogos, o fato de que em algumas modalidades os locutores nos estádios explicam um pouco da regra e da pontuação.  Dessa forma, quem não conhece o esporte pode aprender e torcer. Eu, por exemplo, estou viciada em tiro com arco.

11) O brasileiro vai torcer, não importa o que está em jogo. Impeachment, esgrima, romance, outra modalidade que a gente só descobriu que existe nas Olímpiadas.  Não importa.  O brasileiro escolhe um lado, e vai.

Também não importa se o atleta ou se o país não é nosso conhecido.

12) É tão bom ver o esporte em sua melhor forma.  Olhando os jogos dá vontade de praticar todas as modalidades porque parece tão divertido, e os atletas olímpicos parecem saber o que estão fazendo. Evidentemente, eu gostaria de começar a praticar já com nível de atleta olímpico, porque ser iniciante às vezes é frustrante.

13) Muitos lugares vazios nas arquibancadas, de partir o coração.  Cf. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/08/comite-organizador-diz-que-ingressos-para-olimpiada-nao-estao-encalhados.html

Por muitos motivos, comparecer às Olimpíadas é para poucos.

14) A primeira parte dos jogos olímpicos terminou ontem, 21/08/2016.  Vamos para a segunda.

15) Nessa primeira parte, assim como aconteceu durante a Copa, quem assistiu aos jogos pela televisão achou que tudo funcionou bem, na medida do possível.

16) Os jogos olímpicos foram dignos e divertidos.  Acredito que para alguns atletas, será uma das melhores lembranças de toda a vida.

17) Além da incrível qualidade dos atletas, dos jogos, a primeira parte do evento vai ficar marcada pelo que não aconteceu.  Não aconteceu nenhum desastre, não houve atentado terrorista e os atletas americanos não foram assaltados.

18)  Infelizmente, o técnico alemão Stefan Henze, da canoagem, faleceu após um acidente de trânsito.

19) As Olimpíadas continuam no Rio de Janeiro.  Infelizmente a abertura da segunda parte dos jogos não foi transmitida pela tv aberta.

20) O Rio de Janeiro continua lindo.

Esse post continua...

37 comentários:

  1. Mataram a onça: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/06/brasil-se-comove-com-morte-de-onca-exibida-ao-lado-da-tocha-olimpica.html

    ResponderExcluir
  2. https://esportes.terra.com.br/lance/apos-assalto-a-atleta-australiana-paes-lamenta-e-diz-e-inaceitavel,4a9fefa99e19eba55d9f409769293c5af59pw8r0.html

    ResponderExcluir
  3. Diversas tentativas de apagar a tocha. Pose com onça, que foi executada, e com boto. Danças, corridas, tropeços, buracos, já aconteceu quase tudo.

    ResponderExcluir
  4. A tocha apagou no Rio Grande do Sul, por causas naturais. http://globoesporte.globo.com/rs/olimpiadas/tocha/noticia/2016/07/terceiro-dia-da-tocha-no-rs-tem-patins-sobrevivente-de-tragedia-e-chuvarada.html

    ResponderExcluir
  5. A Itália contrata pedreiros, encanadores e eletricistas para finalizar as habitações dos atletas: http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-07/italia-contrata-pedreiros-e-encanadores-para-reparos-na-vila-olimpica

    ResponderExcluir
  6. http://extra.globo.com/esporte/rio-2016/comite-olimpico-australiano-encontra-pessimas-condicoes-em-quartos-diz-que-vila-dos-atletas-esta-inabitavel-19775667.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sugestão de trazer um canguru, feita por uma autoridade local, não foi acatada pelo Comitê Australiano: http://veja.abril.com.br/esporte/australia-rebate-paes-precisamos-de-encanadores-nao-cangurus/

      Excluir
  7. http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2016/07/21/noticiasbrasil,3638644/policiais-sao-atropelados-durante-revezamento-da-tocha-olimpica.shtml

    ResponderExcluir
  8. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/populacao-de-angra-apaga-a-tocha-olimpica-e-expulsa-revezamento-da-cidade.html

    ResponderExcluir
  9. http://www.revistaforum.com.br/2016/08/03/com-fora-temer-escrito-nas-nadegas-condutor-da-tocha-olimpica-e-detido/

    ResponderExcluir
  10. Gostei da pira olímpica. Parece que tudo acabou bem para a tocha.

    ResponderExcluir
  11. Estou assistindo aos jogos olímpicos e maravilhada com algumas modalidades. A esgrima, com seus comandos em francês. Ou o Judô, tão fascinante, e tão surpreendente.

    ResponderExcluir
  12. Evidentemente, quando assisto às olimpíadas, não posso deixar de lembrar dos atletas assassinados em 1972. Eu não havia nascido ainda, mas aquelas imagens estão marcadas a fogo em minha memória.

    ResponderExcluir
  13. Felipe Wu, medalha de prata no tiro esportivo.

    ResponderExcluir
  14. O limite da limitação: http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/08/decisao-de-juiz-proibe-repressao-a-manifestacoes-politicas-na-rio-2016.htm

    ResponderExcluir
  15. kkk. Quase isso: http://www.sensacionalista.com.br/2016/08/10/com-tanto-esporte-junto-aposentada-torce-por-um-ippon-no-volei-e-um-ace-na-esgrima/

    ResponderExcluir
  16. Mayra Aguiar e Rafael Silva, medalhas de bronze no Judô.

    ResponderExcluir
  17. Arthur Nori e Diego Hypólito, ginástica, bronze e prata, respectivamente.

    ResponderExcluir
  18. O salário mínimo no Brasil, que na verdade assume ares de máximo, é de R$ 880,00 (oitocentos e oitenta reais). Esse é o orçamento de boa parte das famílias brasileiras para o mês inteiro. Confira a tabela de preços das Olimpíadas: https://www.rio2016.com/sites/all/themes/rio2016_agosto_14/doc/pdf/Tabela_de_precos_dos_ingressos_dos_Jogos_Olimpicos_Rio_2016.pdf

    ResponderExcluir
  19. Poliana Okimoto, maratona aquática, medalha de bronze.

    ResponderExcluir
  20. Arthur Zanetti, ginástica, medalha de prata.

    ResponderExcluir
  21. Thiago Braz, salto com vara, medalha de ouro.

    ResponderExcluir
  22. Isaquias Queiroz, canoagem de velocidade, medalha de prata.

    ResponderExcluir
  23. Torcemos até para o juiz: http://www.naosalvo.com.br/sem-brasileiros-ringue-nao-tem-problema-gente-torce-pro-juiz/

    ResponderExcluir
  24. Alison e Bruno, medalha de ouro, vôlei de praia.

    ResponderExcluir
  25. Erlon Silva, canoagem dupla (com Isaquias Queiroz), medalha de prata.

    ResponderExcluir
  26. Campeão olímpico de futebol masculino, contra a Alemanha.

    ResponderExcluir
  27. Campeão olímpico de vôlei masculino, contra a Itália.

    ResponderExcluir
  28. Ricardo Costa Oliveira e Odair Santos, atletismo, medalha de ouro.

    ResponderExcluir
  29. Daniel Dias, natação, quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze nas Olimpíadas do Rio 2016. Ao todo, conquistou 24 (!) medalhas olímpicas.

    ResponderExcluir