O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 19 de novembro de 2017

Formas de lembrar (9): fazer listas

Não há dúvidas de que fazer uma lista é uma boa forma de lembrar, pois a memória trabalha com organização, classificação, associação.

Como disse Hume (https://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/10/citacoes-sobre-memoria-hume.html): "O papel principal da memória é conservar não simplesmente as idéias, mas a sua ordem e a sua posição."

Fazer listas mentalmente ajuda a exercitar a memória, mas escrevê-las permite dar uma longevidade e transmissibilidade maiores.

Vejam esse exemplo abaixo.  A minha sobrinha, que hoje completa dezesseis anos (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/11/parabens-maria-clara.html), fez essa lista sobre as coisas desorganizadas que ela observou na minha casa, com olhos de lince e espírito de auditora de cinco anos de idade:


Lista de Maria Clara - Foto Marcelo Müller


Eu guardei essa lista para lembrar de Maria Clara em uma época mágica da descoberta da escrita, ainda que em certo sentido tenha sido utilizada para opressão, e também como um marco de resistência, pois desde então conservei tudo na mesma bagunça de sempre.

Como presente de aniversário, vou permitir que ela escolha um item da lista e eu, com as minhas próprias mãos, vou arrumá-lo.

Em breve faremos a cerimônia do corte do item.

7 comentários: