Como disse Hume (https://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/10/citacoes-sobre-memoria-hume.html): "O papel principal da memória é conservar não simplesmente as idéias, mas a sua ordem e a sua posição."
Fazer listas mentalmente ajuda a exercitar a memória, mas escrevê-las permite dar uma longevidade e transmissibilidade maiores.
Vejam esse exemplo abaixo. A minha sobrinha, que hoje completa dezesseis anos (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/11/parabens-maria-clara.html), fez essa lista sobre as coisas desorganizadas que ela observou na minha casa, com olhos de lince e espírito de auditora de cinco anos de idade:
Lista de Maria Clara - Foto Marcelo Müller |
Eu guardei essa lista para lembrar de Maria Clara em uma época mágica da descoberta da escrita, ainda que em certo sentido tenha sido utilizada para opressão, e também como um marco de resistência, pois desde então conservei tudo na mesma bagunça de sempre.
Como presente de aniversário, vou permitir que ela escolha um item da lista e eu, com as minhas próprias mãos, vou arrumá-lo.
Em breve faremos a cerimônia do corte do item.
Ela escolheu o item "mesa", o que prova que não está para brincadeiras.
ResponderExcluirHora de começar a pensar na lista de 2018
ResponderExcluirAgora, só aceitamos listas em Latim.
ResponderExcluirNeste aniversário, outro item.
ResponderExcluirEla escolheu "baniero". Veremos.
ResponderExcluirEu, Maria Clara, dou autorização para modificar a lista ✅
ResponderExcluirComo a autorização foi geral, concluo que posso cortar quatro itens: fogano, mesa, canma e baniero. ☺
Excluir