O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 24 de fevereiro de 2024

Globo de Ouro com Bife de Olhão

 Os povos e sua maneira peculiar de estar no mundo.  Fascinante.

Nessa semana eu resolvi comer ovo frito, daquele jeito que preserva a gema em toda a sua integridade.  Não aqueles ovos mexidos caóticos, nem aquele jeito incompreensível que esconde a gema embaixo de um véu.

O ovo frito em suas partes constitutivas gloriosamente manifestadas:  a  clara clarinha e a gema amarelinha e firme, sem permitir que fique muito mole por dentro.

O problema é como pedir essa maravilha.  Aqui onde eu moro essa iguaria possui muitos nomes, e você tem que ser bem treinado culturalmente para se fazer entender.

Desses tantos, o meu nome preferido é  Bife do Olhão.  Chamar um ovo frito de bife do olhão é tão  compatível com a nossa essência, com o meu lugar, que eu só posso sorrir ao pedir.  Para os íntimos, bife do Oião.

Mas eu adoro mesmo é pedir Globo de Ouro (Cuscuz, patrimônio da Humanidade) com bife do Oião.  Só aqui, no meu lugar.

3 comentários:

  1. Correto.
    Oportuno.
    Adequado.

    Ovo no almoço, ovo no almoço!
    O sabor é um alvoroço!

    ResponderExcluir
  2. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1424279377955996&id=112983269416982


    Recomendo pela piada, não pela poesia.

    ResponderExcluir
  3. Na minha terra, a gente pede um “zoiudo”. :)

    ResponderExcluir