O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Descobrimento do Brasil - 22 de abril de 1500

Em primeiro lugar é importante destacar que o dia do "Descobrimento" não é comemorado no Brasil. Fiquei observando, mas houve poucas referências à data.  Talvez as escolas ainda façam algum tipo de comemoração, mas no geral, a data passou em brancas nuvens.

O Descobrimento e a Independência do Brasil são dois dos mitos fundacionais da nossa nação, e o primeiro tem uma função fundacional dupla, já que marca o início da construção nacional e determina simultaneamente a nossa diferenciação em relação aos outros povos.

Oficialmente, o Brasil foi "descoberto" pelos portugueses - ocupado, na verdade -embora existam relatos anteriores, mapas e vestígios afirmando o contrário (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/03/mapa-mundi.html).  O município brasileiro de Cabo de Santo Agostinho comemora uma versão alternativa, de que o Brasil foi descoberto por Vicente Pinzón (http://www.cabo.pe.gov.br/personagens.asp), mas há quem defenda que chineses, fenícios, vikings,  etceteras chegaram bem antes aqui.

Entre nós o evento "Descobrimento" é percebido de forma isolada em relação à conquista ou ocupação, e diferentemente do que ocorre com Colombo, Pedro Álvares Cabral não assumiu nenhum caráter heróico. Aliás, em relação a esse personagem, impressiona o silêncio e o esquecimento em que foi lançado.

Só lembro da comemoração dos 500 anos do Descobrimento, em 2000, mas esse é tema para outro post.




2 comentários:

  1. Como ocorre todo ano, não comemoro o "descobrimento" do Brasil em 22 de abril e apenas observo para ver se há manifestações sobre a efeméride. Não constatei nenhuma manifestação, e o silêncio nesse caso é bastante eloquente.

    ResponderExcluir
  2. Em 2016, o 22 de abril está mais para "autodescobrimento" do Brasil, considerando a crise institucional em que nos metemos (meteram).

    ResponderExcluir