O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Destruição de bens culturais como forma de arte?

Aproveitei esse carnaval de 2016, com toda a sua complexidade para a minha vida pessoal e da minha família, para estudar sobre bens culturais e sua preservação.

Deparei-me com a referência sobre o artista Ai Weiwei, que também discute a preservação/destruição de bens culturais através do seu trabalho artístico.

Na verdade, na  exposição "Dropping Han Dynasty urn" (1995), ele derruba propositalmente antigas urnas chinesas verdadeiras no chão, e fotografa o ato. A dinastia Han é fixada em 206 a.C a 220 d.C, portanto, os objetos contavam com uns dois mil anos quando foram esfacelados.

Em outros trabalhos, pinta esses vasos com novas pinturas sobrepostas. A minha esperança é que fossem réplicas mas, não, eram bens autênticos.

Para ver uma análise do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=CbHRU9k2zNA.

Se a idéia da Arte é fazer refletir, incomodar, e fazer sofrer, acho que o artista conseguiu isso através do ato de aniquilar bens culturais milenares.

Além disso, é possível reconhecer direitos autorais morais e patrimoniais do autor por essa obra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário