O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 9 de maio de 2016

Formatura do ABC

No post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2016/04/o-primeiro-livro-gente-nunca-esquece.html, tentei lembrar do meu primeiro livrinho, e até agora minha memória traiçoeira não me ajudou.

 Mas em compensação, localizei o meu anel de "Formatura do ABC":


Anel do ABC de Fabiana - Foto: Marcelo Müller


A "formatura do ABC" é um rito de passagem interessante porque comemora o fato de que alguém foi alfabetizado, ou seja, aprendeu a ler e escrever. Acho que é prematura, pois uma criança tão pequenininha como eu era (o anel da foto é muito pequeno mesmo!) rigorosamente tem um nível de leitura e de escrita muito incipientes.

Sei que esse tipo de comemoração ainda existe, e eu não me lembro de absolutamente nada da minha, mas pelo menos a materialidade do anelzinho evoca o interesse e prova o fato.

Um comentário: