O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 17 de maio de 2016

Milésimo post

Agora, no milésimo post deste blog, não poderia deixar de lembrar o post inaugural, o mítico nº 1 (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2010/05/capitulo-1.html), por essa razão o milésimo  foi gestado para vir à luz na mesma data (17/05), seis anos após o primeiro, como uma oportunidade para fechar o círculo místico de postagens e ao mesmo exercitar o meu fetiche por princípios (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/05/fetiche-do-principio.html).

Mil postagens depois continuo achando interessante manter esse espaço de reflexão, especialmente porque ele funciona como se fosse a minha memória externa.  Observo o mundo, penso o que seria interessante para comentar aqui, desenvolvo algumas idéias que estavam pendentes, coleciono citações e pensamentos sobre o tema "memória", revejo velhos conhecimentos e adquiro novos.

Esse espaço tornou-se uma parte interessante da minha rotina.  Quando vejo alguma notícia marcante sobre o patrimônio cultural, a memória coletiva ou individual, imediatamente penso em vir aqui, refletir e compartilhar.

E como parte das comemorações pelo milésimo post, vou começar a maratona de reler, rever, contar as novidades e comentar cada um deles, como quem reencontra velhos amigos.

Àqueles que acompanham as postagens, agradeço a atenção e fico feliz em ver que em tantos lugares diferentes há pessoas interessadas na memória e no direito que lhe corresponde.

2 comentários:

  1. A série sobre "xingamentos antigos" é a preferida. Tantos leitores, em todo mundo, querendo desaprender com os antigos.

    Eu gosto não só das palavras dos xingamentos, mas de imaginar pessoas em trajes e tempos antigos utilizando-os. Eu sempre achei que as pessoas de outros tempos tinham uma dignidade incompatível com xingamentos. Parecem sempre tão sóbrias em fotos e quadros antigos, não é?

    ResponderExcluir
  2. Lembro quando você era tão pequenino, apenas trezentas postagens...http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/02/tricentenario.html

    ResponderExcluir