O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 16 de julho de 2016

Direito à memória: ciclos e rimas

Hoje estava lendo um artigo sobre beleza masculina, que afirmava serem as tranças  a nova e mais quente tendência do momento.

Os homens estão trançando os cabelos, como isso pode ser novidade?  Negros, brancos, asiáticos, indígenas, em todas as épocas homens trançaram os cabelos.  Até Milli Vanilli trançou (trançaram?).

Estou ficando velha, muito velha e rabugenta, e cada vez mais intolerante com ditaduras de qualquer espécie, inclusive as da indústria da moda. "Tendências" são uma forma de tanger o gado consumidor, direcionando-o para determinado produto ou serviço.

Os padrões da moda atual, por serem tão efêmeros, não conseguem estabelecer marcos de distinção social, como outrora ocorria.  Atualmente, são as marcas que fazem essa função, e a composição de determinado padrão estético, mas isso é outra discussão.

Ao ler o artigo, pensei nos ciclos e rimas, e em como os comportamentos humanos repetem-se, ainda que a sua manifestação seja diferente.  Mais interessante do que afirmar essa tendência, seria perguntar: por que os homens trançavam os cabelos na Antiguidade?  Era uma questão estética (religiosa, política) ou apenas estética e social, como acontece na moda ocidental?

Há uma relação entre tranças masculinas e navegação? (ou qualquer outra curiosidade patológica sobre tranças).

Um comentário:

  1. E para as moças, a tendência são as "sardas galácticas": http://revistaglamour.globo.com/Beleza/noticia/2016/07/sardas-galacticas-sao-tendencia-segundo-internet-conheca.html

    Puf

    ResponderExcluir