O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 29 de julho de 2016

La corrida deixa de ser patrimônio imaterial na França


Evidentemente, como discutimos neste blog, há uma diferença profunda entre o conceito de "patrimônio cultural" e "patrimônio cultural protegido pelo Estado", ou por ele reconhecido.

Aparentemente (e precisamos aprofundar a análise do caso, Denise), la corrida era um patrimônio reconhecido pelo Estado e que agora deixou de ser.  Não necessariamente deixou de ser patrimônio cultural, e não há informação  se foi proibida, como no Brasil ocorreu com a Farra do Boi.

Essa decisão de excluir a prática da lista oficial é uma evidente manifestação do Estado Francês de que não a promoverá ou preservará, mas será que significa que a proibirá?  Precisamos acompanhar os desdobramentos desse caso.

3 comentários:

  1. A tourada é mais do que aquele momento na arena. Envolve uma atividade econômica muito antiga - pecuária- e as diversas formas de relação que o gênero humano desenvolve com outros animais.

    Os rituais, os símbolos e significados da tourada, são tão complexos. Observe como se veste um torero: https://www.youtube.com/watch?v=aUQzNSs6EF4.

    Olhem as roupas de um tempo em que existiam os valetes. Uma armadura muito ajustada e elegante.

    Será que um dia a tauromaquia será proibida?

    ResponderExcluir
  2. E em 2016 a vaquejada passou a ser inconstitucional no Brasil. Estou aguardando ansiosamente o acórdão do STF. Estudemos.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil a Emenda Constitucional nº 96/2017 considera que, desde que a manifestação cultural que envolve animais seja registrada, não é cruel. Cf. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc96.htm

    ResponderExcluir