O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 30 de abril de 2017

Formas de lembrar (5): nomear em homenagem

Nomear é um ato de exercício do poder simbólico, e quando se trata de lembrança celebrativa, até bastante frequente, como discutimos nos posts http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/03/nomes-de-logradouros-publicos-alteracao.htmlhttps://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/10/nomes-de-logradouros-publicos-alterar.html.

Nessa ocasião considerei que o estado de conservação de alguns logradouros públicos nomeados pode, na verdade, significar uma ofensa à memória do homenageado.  Já imaginou associar a biografia e o nome de alguém a um presídio onde são cortadas cabeças, ou a um hospital que funciona mais como um matadouro?

A escolha de quem emprestará o nome, e ao que se nomeará, são indicativos do apreço social à personagem homenageada.

Ontem, o meu irmão me ensinou um exemplo maravilhoso.  Na minha cidade, o engenheiro responsável pela instalação de novíssimos equipamentos nas casas - latrinas - no começo do século XX chamava-se Charles Louis Cambronne, e por causa disso passaram a chamar o próprio objeto de "cambrone" ou como sinônimo de banheiro, que até então era externo às residências.

Não é incrível?  Agora só vou ao cambrone.

Cf. a referência: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=reviphan&pagfis=7185, p. 169, nota de rodapé.

3 comentários:

  1. Um camarão em homenagem a Chico Science. A nova espécie "Chicoscienciae pernambucensis": https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/09/24/pesquisadores-descobrem-nova-especie-de-camarao-e-homenageiam-o-cantor-chico-science.ghtml

    ResponderExcluir
  2. Uma aranha em homenagem a Andre Matos. A nova espécie "Extraordinarius andrematosi": https://wsc.nmbe.ch/species/57694/Extraordinarius_andrematosi

    ResponderExcluir
  3. Elementos químicos: einstênio, mendelevio e rutherfórdio

    ResponderExcluir