O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Diálogo Surreal (12): Cardápio

Esse diálogo aconteceu em uma pousada da cidade de Rabanal del Camino, uma das etapas da peregrinação a Santiago de Compostela. Nós havíamos chegado no fim do dia, muito cansados, e resolvemos jantar na pousada mesmo.  Essa aí sou eu analisando o cardápio:

- Hmmm
- Marcelo: Já escolheu? Está olhando o cardápio há tanto tempo...Eu já sei o que eu vou comer.
- Eu também sei, o problema é que só me interessei pelas sobremesas.
-Marcelo: Você vai jantar sobremesa?
- Não pode, não?

Ele ficou em silêncio.  Chega a moça para anotar os pedidos. Ele, muito orgulhoso, fez o pedido dele: dois pratos como manda o menu do peregrino, e aí chegou a minha vez.

A moça ficou parada, olhando para mim, e aguardando o pedido. Eu confesso, hesitei.  Daí, em voz baixa, pedi torta (1º prato), sorvete (2º), chocolate quente e sidra.

Ela anotou, me lançou um olhar profundo, e perguntou:  Você vai jantar sobremesa?

Achei que era hora de assumir e disse, sim, eu vou jantar sobremesa.  Foi um momento libertador, de muita independência, até que ela me informou que era a mãe dela que estava na cozinha.

Veja bem, almoçar ou jantar sobremesa fora da jurisdição das nossas mães é uma coisa, mas percebi pelo olhar dela e de Marcelo que aquilo não ia pegar bem para nenhuma mãe, muito menos uma mãe espanhola.

Daí eu perguntei:  Vocês acham que vai dar problema?

Ela me olhou, e disse que não, "pasa nada", mas de forma meio tímida.  

Marcelo, honrando os laços do matrimônio, achou a solução.  Pediu o sorvete como se fosse para ele e disse à moça: anota como se fosse para mim.

Nossa comida chegou, olhares cúmplices trocados entre nós três, mas confesso que comi mais rápido do que o normal, com medo que a mamãe da cozinha aparecesse de repente, com a reprovação e as palavras que a minha própria mãe diria.

Mãe é mesmo tudo igual, mas filhos, esses também são.

2 comentários:

  1. Trouxe esse hábito de comer postre, que eu nunca tive, dessa jornada. 2018 será o ano de desfazer isso.

    ResponderExcluir
  2. É 2021, continuei com o hábito de comer postre, estendido até para o jantar. Estou achando isso tudo uma vergonha.

    ResponderExcluir