O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Scrapbook

É uma maneira específica de organizar suportes materiais de recordação em fragmentos (scrap).

Compilação de idéias, informações consideradas importantes, são uma rica fonte documental, e cuja origem confunde-se com a própria escrita.

Antes eram apenas cadernos de apontamentos (conhecidos como commonplace books), que ajudavam a organizar o fluxo de informação, especialmente incrementado com o advento da imprensa.

Não se trata de um querido diário, mas de um arquivo personalizado, que poderia ter como suporte cadernos em branco, ou outros livros (como a bíblia), utilizados para anotações à margem. Alguns deles já vinham com páginas impressas para "anotações", como datas de nascimento e falecimento, e permitiam acrescentar memorabilia  na forma de pequenos objetos (cachos de cabelo, flores, fotos, etc).

Sem dúvida, é um bom documento daquilo que alguém considera tão importante que merece ser guardado. As compilações de memória individual podem ganhar relevância coletiva, dependendo de quem, quando, onde, como e por que esses fragmentos foram colecionados.

A colagem desses fragmentos,  forma de fixação no suporte, ajudou a formar a representação atual do scrapbook. Esses álbuns estão cada vez mais coloridos e há quem lhes dedique muito esforço e conhecimento para aprimorar a sua estética (de "scrap").

Objeto fascinante, e com longa história.  Para conhecer mais: https://www.scrapbook.com/articles/history-of-scrapbooking

Nenhum comentário:

Postar um comentário