O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dia dos professores

Em 15/10/2019 comemora-se no Brasil o "Dia dos Professores".

São profissionais importantes para as nossas vidas, que proporcionam os meios para a obtenção do conhecimento.  E são pessoas que impressionam vivamente a nossa memória, pelo que têm de melhor e, às vezes, de pior.

Sou o produto do trabalho conjunto, sucessivo e contínuo de vários professores. Hoje eu consigo me expressar nesse blog por causa das tias Rosário, Emília e Fátima, que me encantaram com a nossa enigmática Língua Portuguesa.

Quis o destino que eu preferisse umas matérias a outras, mas todos os professores foram indispensáveis na minha história. Aprendi de tudo com eles: Matemática, Capoeira, Geografia, Biologia, Kung Fu, a fascinante Química, Física, Literatura, História (!), Direito Constitucional, Civil, a amada Teoria Geral do Estado, Medicina Legal, Filosofia... Tantas emoções.

E mais: aprendi que as pessoas podem amar áreas tão diferentes e se dispõem a compartilhar com os alunos o fruto de sua dedicação e do seu compromisso em levar o conhecimento adiante, contribuindo para formar a memória coletiva.

Eu tenho e tive muitos mestres, e o seu exemplo me estimulou a estudar e tornar-me também uma professora.  Eu ensino disciplinas jurídicas e, espero, também a amar essa belíssima Ciência do Direito à qual me dedico desde os 17 anos.

Sou professora há 19 anos, e todo dia adquiro um novo conhecimento pelos livros, pela observação, com os meus alunos, e com as lembranças dos ensinamentos dos meus professores. 

Lembro também do que diz Confúcio:  

Aquele que está sempre revendo seus velhos conhecimentos e adquirindo novos poderá tornar-se um professor para os outros (CONFÚCIO, 1995, p.7)

Ser professor significa estar sempre lembrando os velhos conhecimentos, produzindo novos e compartilhando-os na esperança de que consigam contribuir para melhorar a vida das pessoas.  

Não é uma missão fácil, e se fosse não estaria à altura do desafio.  Eu e meus irmãos somos professores - Direito, História, Geografia, Matemática, Engenharia Elétrica, Ensino Fundamental - e achamos que ensinar sempre vale o esforço.

Por isso e por tudo, obrigada, meus mestres.

Referência.

CONFÚCIO. The Analects. New York: Dover, 1995.



Um comentário:

  1. Alguns desses mestres mestres receberam posts-lembrança específicos: Dinane (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/11/aula-de-piano.html) e Mabruk (http://direitoamemoria.blogspot.com/2013/08/mabruk.html)

    ResponderExcluir