O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 30 de abril de 2020

Antes do coronavirus

A série "antes" pretende discutir mudanças e como elas afetam o nosso modo de viver.  Já refletimos sobre o mundo antes da luz elétrica, do plástico...E que mudou agora? Como era o mundo antes do coronavirus(COVID-19)?

Vou começar pelas mudanças individuais, pelo que aconteceu comigo.

Antes do coronavirus, sair de casa era sempre um risco pois a minha cidade é bem violenta.  Antes o risco e o medo eram indiretos mas agora é um risco de morte direto e difuso, que vem pelo ar e transmitido por objetos outrora inocentes.

Sem contar que dentre todos, o meu bairro é o que tem o maior número de vitimas na cidade. Sair de casa, então, ganhou um novo significado.

Antes, o normal da vida era externo e sem muito tempo para reflexão. Não pensava  muito nas centenas de pessoas que passavam por mim todos os dias, todas muito ocupadas com a própria vida e apenas decorando o ambiente cotidiano. Hoje, percebo a todos como seres vulneráveis, como eu também sou, folhas da mesma árvore, ondas do mesmo mar.

A minha vida ganhou uma nova normalidade pois continuo a fazer o que sempre fiz, apenas faço tudo em casa, inclusive  faxina e cozinhar, que eram esportes que eu não praticava.  Sem dúvida, quando essa situação toda for passando, as mudanças no meu comportamento serão duradouras:

- planejar melhor o consumo. O exercício de ter que fazer compras de itens de subsistência para períodos prolongados me fez perceber o que é realmente necessário.

- Reforçar o pensamento na coletividade, que agora foi expandida.  Todas as pessoas são passíveis de sofrer com toda essa situação, mas evidentemente outras são mais vulneráveis por questões físicas, econômicas e sociais.  O valor de cada vida tem que ser percebido e afirmado.

- Cuidar da casa, de mim e dos meus de uma maneira totalmente diferente.

- Solidariedade é o sentimento do momento.

Aprendi algumas lições com essa situação toda, que espero poder levar para o resto da minha vida.

Do ponto de vista coletivo acredito que haverá também mudanças profundas. Embora não possa destacar aspectos "positivos" de uma pandemia, talvez tudo isso traga uma consciência e uma responsabilidade ambiental mais consistentes, e outras formas de relacionamento social.

Esse post vai continuar com observações comparativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário