O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 26 de setembro de 2020

Antes da Internet

A série "antes" pretende discutir mudanças e como elas afetam o nosso modo de viver. Já refletimos sobre o mundo antes da luz elétrica, do sistema público de abastecimento, do celular, do plástico, do coronavirus ...E o que mudou agora? Como era o mundo antes da internet?

Você pode não lembrar, mas quando eu cheguei aqui era tudo mato.  Eu sou uma testemunha do mundo antes da internet.

Só tínhamos a televisão, com quatro canais para assistir.  E só podíamos assistir aos nossos programas favoritos quando os deuses televisivos permitiam: o poder de reprodução não estava ao nosso alcance.

Eu sempre gostei de programas musicais de videoclipes, e a sensação era de tirar na loteria quando alguns dos meus preferidos passavam na tv (Ó Fortuna!).  Lembro que fiquei absolutamente estupefacta quando vi pela primeira vez o videoclipe de California Dreamin' dos Beach Boys, pois já gostava dessa canção desde The Mamas and The Papas, e fiquei ali só ouvindo e admirando.

Depois, passei anos esperando que repetissem o videoclip, o que acontecia raramente para a minha profunda tristeza, até que um dia meu pai trouxe um videocassete para casa e eu, pelas estranhas razões do destino, consegui gravá-lo.

Hoje existe o Youtube.  Se você for, basta colocar "Beach Boys" e "California Dreamin'" na pesquisa e, como grande felizardo contemporâneo, conseguirá ver videoclipe que eu persegui durante anos.

A mesma coisa com as pérolas de áudio.  A gente esperava tocar na rádio e deixava a fita cassete engatilhada para gravar.  Eu sempre perdia o início das músicas porque não era tão rápida no gatilho, e a pobre canção Sunday Morning do Bolshoi nunca conseguiu ser integralmente reproduzida.

Estudávamos por enciclopédias, e a minha estava dez anos atrasada.  Sim, era uma época em que não havia computadores pessoais, e todo o nosso trabalho era feito à mão, como infinitos bordados de letrinhas.

O saber estava nas bibliotecas, e ao longo do tempo montei a minha.  Chegou o tempo, entretanto, de deixar os meus livros seguirem adiante, e por isso estou me desfazendo dela.  Eu não leio livros digitais, mas a cada dia tenho mais acesso e interesse pelo material disponível no mundo cibernético.

Quando a internet chegou era uma coisa muito bizarra e maravilhosa, no sentido de causar estranheza mesmo.  Havia apenas aquela com um barulho insuportável de discagem, que demorava a vida toda para fazer alguma coisa, mas que nos permitiu enviar cartas quase imediatas.

E encontrar alguns documentos interessantes.  E adquirir livros outrora impossíveis.  Hoje, todas essas dificuldades são memórias, que eu conto para vocês que não viveram o período.

O mundo antes da internet era muito diferente: mais lento e palpável, menos interessante e acessível.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário