O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 27 de setembro de 2020

Dia de São Cosme e São Damião

27 de setembro é uma data comemorativa em que celebramos a memória dos Santos Cosme e Damião, e por sincretismo religioso também entidades infantis (Ibeji) nas religiões afrobrasileiras.

Digo "comemoramos" porque apesar de não ser devota e católica, nem praticante de religiões afrobrasileiras (http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/06/fazei-isso-em-memoria-de-mim.html), sou adepta da liberdade de crença e disposta a aprender sobre todos os caminhos que ampliam os horizontes do espírito, além do que a festa de São Cosme e São Damião é deliciosa, pela distribuição indiscriminada de doces.

Uma das minhas memórias queridas da infância é, exatamente, de uma vizinha praticante de candomblé que distribuía doces às crianças por obrigação religiosa.  Todos os anos eu aparecia na porta dela, várias vezes, e ela sempre me entregava doces com um sorriso no rosto, mesmo sabendo que eu já havia recebido e devorado o meu quinhão.

Eu cresci comemorando o dia de São Cosme e São Damião com essa senhora, e lamentei quando ela se mudou depois de algumas décadas, pois continuei indo buscar doces e pipoca mesmo depois de tecnicamente haver ultrapassado o mesquinho limite temporal que define a infância.

Nessa data além de comemorar a virtude dos santos e ibejis, lembro agradecida dessa minha vizinha com a qual só mantenho contato nas minhas lembranças e por isso comerei sobremesa três vezes em homenagem a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário