O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 28 de julho de 2021

Borba Gato

Estátuas geralmente são formas de lembranças celebrativas, utilizadas para homenagear alguém.  E por que alguém deve ser homenageado e celebrado pela memória coletiva?

Por que aquela estátua está e por que permanece?  O significado dos personagens não é imóvel como uma estátua e é normal que a sua importância para a memória coletiva seja ressignificada.

Na semana passada uma estátua de Borba Gato foi danificada em um protesto (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/26/prefeito-de-sp-lamenta-incendio-em-estatua-do-borba-gato-e-diz-que-empresario-ira-doar-valor-para-restaurar-monumento.ghtml), e à semelhança do que aconteceu em outros lugares motivou a discussão sobre o ato e também sobre o personagem.

Quem foi Borba Gato? Ele merece ser lembrado em via pública?  Como e por que ele é lembrado? E, finalmente, o que devemos fazer com a lembrança?

Não sou favorável à destruição mas obviamente a sociedade tem o direito de discutir os bens culturais que integram a sua memória. Borba Gato AINDA merece ser homenageado no nosso tempo?

Quem criou o monumento, por que criou, por que mantém, quem quer destruir e por qual motivo? O objeto, em si, tem valor artístico ou histórico? Essas são as questões que, respondidas, podem indicar o adequado destino do objeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário