O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 24 de abril de 2023

Lembrar a quarentena

A quarentena imposta pelas medidas sanitárias para o enfretamento da pandemia de Covid-19 é um marco histórico, e deve ser lembrado.

Quando estudamos História, e aprendemos sobre a Grande Peste, ou a época da Gripe Espanhola, não dava para ter dimensão do significado histórico.

Nós somos a geração que está sobrevivendo à maior peste que já assolou a Humanidade, vocês já pensaram nisso?

Nunca houve uma pandemia, nunca os meios de transporte foram tão eficientes para disseminar e combater a doença, nunca os meios de comunicação permitiram trocar informações tão rapidamente.

Em fevereiro de 2020, quando as notícias da pandemia na Itália começaram a circular, eu já estava limitando o meu deslocamento.  Minha quarentena começou duas semanas antes de ser oficializada pelas autoridades locais por causa da internet.

Gostaria de saber que tipos de estudos foram feitos durante o período que durou a quarentena.  Para alguns cientistas foi a oportunidade de estudar seus campos de uma maneira impensável:  quem estuda poluição, antropologia, sociologia, segurança pública, agora vai ter um parâmetro impensável de comparação.

Quando penso nesse período excepcional, vejo como a minha vida, minha situação individual, mudou.  Vou retomar para relembrar alguns hábitos que desenvolvi durante a quarentena, e que se mostraram positivos para mim.

Foi um aprendizado difícil, e não podemos perder a chance de lembrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário