O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 1 de maio de 2023

Formas de lembrar (26): cédulas e moedas, segundo capítulo

Cédulas e moedas são documentos muito importantes para os historiadores e arqueólogos porque trazem informações precisas sobre tempos e lugares.

A efígie dos governantes nas moedas e cédulas sempre funcionou como uma afirmação de sua autoridade, do valor do seu governo e como veículos da sua memória, como refletimos no post https://direitoamemoria.blogspot.com/2018/04/formas-de-lembrar-11-cedulas-e-moedas.html

Mesmo quando a pessoa não é um governante terráqueo, como Mr. Spock, cujo intérprete Leonard Nimoy foi homenageado por meio da transformação de dólares canadenses (cf. https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2015/03/canadenses-homenageiam-spock-de-star-trek-em-cedulas-de-cinco.html).

Às vezes as cédulas também trazem memórias que não podem ser esquecidas, como nas obras de Cildo Meireles, com a pergunta ainda não respondida: Quem matou Herzog?

Seja pela efígie - original ou transformada - ou pelas circulação intensa que permite espalhar mensagens, moedas e cédulas são valiosas formas de lembrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário