Hoje, dia 27 de janeiro de 2013, o Brasil está de luto oficial por três dias.
Durante a madrugada, na cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, duzentas e trinta e três pessoas perderam a vida em um incêndio, enquanto participavam de uma festa em uma casa noturna.
A maioria era de jovens, que só queriam se divertir.
Todos nós estamos de luto nesse domingo tão triste.
Sete dias depois, o incêndio em Santa Maria provocou muitas repercussões:
ResponderExcluir- Em algumas cidades, estabelecimentos similares foram fechados e a fiscalização pretende-se mais rigorosa;
- Houve uma forte associação com o incêndio do Edifício Joelma. Aqui no nosso blog, muitas pessoas acessaram o post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/04/memoria-brasileira-o-incendio-do.html, certamente tentando estabelecer um paralelo entre as duas situações.
- Não há paralelo possível.
A sensação que tenho, sete dias depois, é de um imenso pesar. Há tantas pessoas hospitalizadas, tantas famílias de luto,sem dúvida um evento que marcará a memória coletiva de Santa Maria.
Parece que a memória do evento está arrefecendo. Agora são 239 mortos e muitas pessoas seguem internadas.
ResponderExcluirNa minha cidade alguns estabelecimentos foram, e seguem, fechados. Não sei se é uma ação pontual ou se terá o efeito duradouro de uma mudança de mentalidade.
Hoje completas-se um ano desde a data da tragédia. Alguma coisa mudou? Na minha cidade, como era de se esperar, não. As famílias buscam a responsabilização e a reparação das perdas irreparáveis ainda hoje.
ResponderExcluirMais uma vítima, de outro incêndio, em Santa Maria: http://www.sul21.com.br/jornal/homens-colocam-fogo-em-colchao-onde-senegales-dormia-em-santa-maria/
ResponderExcluir