O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ladino

Aqui no blog nós promovemos o resgate de xingamentos antigos (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/08/resgatando-xingamentos-antigos-1.html), mas hoje vou abrir uma exceção e falar de um antigo elogio.

A palavra é "ladino", que normalmente é usada para afirmar que alguém é sabido, finório, astuto e esperto.  Eu também sabia que chamavam de "ladinos" os judeus espanhóis.

Ontem, após décadas sem ouvir essa palavra, do nada, meu marido estava muito orgulhoso de si mesmo e me disse que havia sido muito "ladino" ao evitar o trânsito em determinada rua.

Sempre gostei muito dessa palavra, então fui ao dicionário e descobri que os escravos que falavam bem o Português eram chamados de ladinos, bem como os habitantes da Península Ibérica que aprendiam bem o Latim, à época da ocupação romana. Também designa a população rética da região alpina (Suíça, Áustria e Itália) e ainda designa dialetos sefarditas falados na Grécia, Turquia, Palestina, Israel e Norte da África.

Sim, eu me lembro exatamente da primeira vez em que ouvi a palavra "ladina": http://www.youtube.com/watch?v=0Lf61w_ew0k

Não costumo resgatar elogios, mas vou abrir uma exceção para essa palavra tão linda, que há muito tempo eu não ouvia.  Voltemos aos xingamentos.

2 comentários: