O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O primeiro filme no cinema a gente nunca esquece

O primeiro filme que eu assisti no cinema foi uma experiência inesquecível.  Fui com meus pais e meus irmãos e lembro bem de todos os detalhes.

O escuro repentino.

A emoção de ver as luzes decorativas que se acendiam ao lado da telona.  Para a minha sorte, a primeira sessão foi em um cinema antigo da minha cidade, que ainda existe e escapou de ser demolido porque a população o ama, e hoje encontra-se tombado. É tão requintado, cheio de mármores, painéis de artistas famosos e ricamente decorado, lembranças de um tempo em que as pessoas se embonecavam para ir assistir os filmes.

O filme foi Bernardo e Bianca (The Rescuers, 1977): http://www.youtube.com/watch?v=iHKfuMgpSfg. Eu lembro que adorei.  Jovem e tola, nem imaginava que no futuro haveria controvérsias sobre mensagens subliminares.

Por causa dessa experiência, fiz questão de estar presente às primeiras sessões de cinema dos meus sobrinhos: Transformers, que um deles não gostou e pediu para sair no meio do filme; e Alvim e os Esquilos, que eu tentei sair mas eles não deixaram.

Para finalizar esse post, vale a pena ver o primeiro filme exibido no cinema:  "A saída dos operários da fábrica" de Lumière:

Um comentário:

  1. No Brasil, diz-se que a primeira exibição de cinema foi em 5 de novembro de 1896, e por isso todos os anos, nesta data é comemorado o Dia Nacional do Cinema. Cf. http://www.portaleducarbrasil.com.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=209387

    ResponderExcluir