O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 19 de outubro de 2013

Vinicius de Moraes - 100 anos do nascimento

Hoje, dia 19 de outubro, deparei-me com diversas homenagens ao grande poeta e diplomata Vinicius de Moraes que, se vivo fosse, comemoraria 100 anos.

Não entendo como se pode comemorar um "se", "se fosse vivo". Mas não estou aqui para discutir, estou aqui para lembrar dele.  Aproveitei o sábado e, em sua homenagem, fiz o que ele faria:  dedico-me à malemolência poética.

Nada de processos hoje, vou vadiar em homenagem a Vinicius de Moraes, porque o prazo da vida também é curto.

Comecei lendo os meus  poemas preferidos: o Soneto da fidelidade (http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/soneto-de-fidelidade),  o Soneto da separação (http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-de-separacao), e a "Espantosa ode a São Francisco de Assis" (http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/espantosa-ode-sao-francisco-de-assis).  Em relação ao último, sempre tive a sensação de que o poeta não estava rezando de verdade, ele estava era querendo trazer São Francisco para sua roda de conversa boêmia.

Essa parece ser a nota característica do poeta, ser mundano. E o mundo que ele nos mostrou em suas músicas e poemas era tão interessante, e embriagado pelas sensações...

Para conhecer algumas famosas músicas que compôs, sozinho ou em parceria, recomendo ver http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/2013-10-17/10-musicas-para-entender-vinicius-de-moraes-vote-na-sua-preferida.html.

Para finalizar essa lembrança, duas observações:

a) "Não fosse eu" uma defensora dos direitos autorais, pegaria todos os poemas de amor dele e faria pequenos ajustes.  Trocaria todas as referências à mulher pela palavra "homem".  Depois diria que eram poemas meus, baseados ou inspirados na obra dele.

b) Não me identifico com a mulher idealizada por Vinicius de Moraes.  São todas tão suaves, harmoniosas e delicadas, preparadas pela natureza para o amor.  Se isso não for mais um estratagema de poeta, só posso pensar que os especimens que cruzaram a vida dele eram especiais, porque daqui onde eu estou, as mulheres não são nada doces.

Um comentário: