O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 21 de dezembro de 2013

Pretzel e memória

O pretzel é uma espécie de pão, cujo nome aparentemente deriva da palavra latina "pretiola" (pequena recompensa), que foi transformada na "bracciola" italiana, porque a forma parece a de pequenos braços. Posteriormente transformada em brezel (e finalmente pretzel), que era oferecida como recompensa às crianças que memorizavam passagens bíblicas.

Esse sistema de recompensa através de comida é muito eficiente em todos os tipos de adestramento, mas eu sou contra o seu uso em humanos por razões de princípios, embora faceiramente participe de atividades que prometem comidas ao final.  E isso vale para aulas de idiomas (eu tive um professor que nos presenteava chocolates quando acertávamos a lição), e também para a tradicional memorização de passagens bíblicas.

Por sinal, a primeira passagem que eu memorizei foi João, 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".  Minha avó, que era cristã praticante, obrigou-me a memorizar esse versículo e não me deu nenhum pretzel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário