O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dez músicas (brasileiras) que eu adoro

Uma das maneiras de organizar a memória é colocar as informações em determinada ordem, e fazer uma lista é sempre um ótimo exercício.

Já listei dez lembranças rápidas da década de 80 no post: http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2010/12/d%C3%A9cada-de-80-em-10-r%C3%A1pidas-lembran%C3%A7as.html.

Hoje estava tentando lembrar das minhas músicas favoritas.  Não vou colocar em ordem de preferência porque simplesmente não consigo escolher a que mais gosto:


- Feira de Mangaio, com Sivuca na sanfona: http://www.youtube.com/watch?v=E9nFiNKl3L4.  Também adoro a versão com Clara Nunes cantando (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/09/lembrar-clara-nunes.html).  Só quem já viu uma feira assim pode entender a precisão da descrição e acho realmente uma pena que as nossas feiras estejam mudando tão rapidamente.

- Milonga para as missões, interpretada pelo gaiteiro Renato Borghetti, a primeira música nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eBlxXqd7xpA.  Adoro esse tal de Borghettinho desde que era criança.  O resto do disco também é maravilhoso.

- Frete (https://www.youtube.com/watch?v=y4XTXVjNx2g), de Renato Teixeira.  Veja, nessa semana eu descobri que sou fã de Renato Teixeira, simplesmente porque adoro a maioria das músicas que ele fez.  Faltava-me essa visão de conjunto e por isso tinha um amor aleatório e uma afinidade seletiva, mas isso tudo mudou nesta semana.

De vez em quando tenho essas revelações, como quando descobri que adorava Sérgio Reis (pelos mesmos motivos) e detestava sorvete.

- Ele também tem outras músicas maravilhosas. Gosto especialmente de Romaria na versão icônica de Elis Regina (https://www.youtube.com/watch?v=IpPmjX-VjJ8), ou nesta que é atribuída a Almir Sater (https://www.youtube.com/watch?v=kfNxzeyeTTY).  Não tenho certeza se é ele cantando, mas deve ser porque ficou incrível.

Não quero tolher a liberdade artística de ninguém, mas considero todas as outras versões supérfluas.

- Villa-Lobos, Bachianas nº 2 (https://www.youtube.com/watch?v=JC9kqs6zafo), especialmente o movimento chamado "Trenzinho do Caipira".

-  "Olhos nos olhos" de Chico Buarque.  Evidentemente, a versão de Maria Bethânia: https://www.youtube.com/watch?v=JjF4kfIqLcs.

- Vinicius de Moraes e Tom Jobim - Eu sei que vou te amar: https://www.youtube.com/watch?v=LMmVOIuTv1k.

- Lamento sertanejo, Dominguinhos e Gilberto Gil: https://www.youtube.com/watch?v=yPytOVQ6HiU.

- Luis Gonzaga (Gonzagão):  Que nem jiló, por ele mesmo: https://www.youtube.com/watch?v=raTNK09E0uY.

- Lenine "Leão do Norte", por razões identitárias:  https://www.youtube.com/watch?v=-jSVLwz1bag. Adoro absolutamente todos os bens culturais citados.

Fazendo essa lista, percebi que adoro muito mais do que dez músicas.  Vou ter que tentar ir lembrando aos poucos para completar essa lista.

Percebi também que só lembrei de músicas brasileiras do século XX...

13 comentários:

  1. "A lembrança me agarra e profana". Teixeira, Renato. Frete.

    ResponderExcluir
  2. Percebi que em duas músicas da lista - Romaria e Que nem jiló - há referência metafórica ao amargor do jiló. Eu nunca comi jiló, e preciso fazer isso o mais breve possível.
    Pesquisando vi a referência de que a palavra "jiló" é originária do quimbundo "njilo". Isso só confirma a minha impressão de que no Brasil nós falamos quimbundo, cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/02/preservacao-das-linguas-brasileiras-e.html

    ResponderExcluir
  3. Percebi outra regularidade: além das qualidades estéticas, as músicas de que gosto exigem uma boa execução. Observe que exigem grandes instrumentistas: Borghetti, Sivuca, Dominguinhos, Sater... Viola, sanfona ou gaita, voz, não importa o instrumento, para que eu goste tem que ser bem executado.

    ResponderExcluir
  4. "Corta-jaca", de Chiquinha Gonzaga: https://www.youtube.com/watch?v=BTMp757bJwU. Ainda estamos no início do século XX.

    ResponderExcluir
  5. Adoro: Odeon, de Ernesto Nazareth: https://www.youtube.com/watch?v=J7DPA2-8Okc.

    ResponderExcluir
  6. Adoro: "Flor de ir embora", na gravação de Maria Bethania. Para ouvi-la: https://www.youtube.com/watch?v=So4JEI1lE5E.

    ResponderExcluir
  7. Ganhei de presente do meu marido o disco (de vinil) de estréia de Renato Borghetti, "Gaia Ponto". Nem era meu aniversário nem nada! Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Adoro: Nós, com Milton Nascimento

    ResponderExcluir
  9. Neste mês lembrei de André Matos, e de como eu gosto de ouvi-lo cantar. Ele faleceu em junho de 2019, por isso estou revendo alguns vídeos para lembrar dele.

    ResponderExcluir
  10. Eu estou cantando Lamento Sertanejo, uma das minhas músicas preferidas!

    ResponderExcluir