O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 17 de julho de 2014

Memória brasileira: Cubatão e a poluição

Quando eu era pequena, de vez em quando a imagem de uma cidade cinzenta e melancólica aparecia na televisão:  Cubatão, a cidade mais poluída do mundo.

Eu ficava meio em dúvida se esse título era para ser comemorado, considerando que no Brasil valoriza-se muito o que é "maior", e não necessariamente o melhor.  Acho que havia, sim, uma certa insinuação de orgulho ao falarem disso, já que a produção industrial e os seus resíduos outrora foram sinônimos do "progresso a qualquer preço".

Aquela Cubatão parecia simbolizar tudo o que era de ruim, mas por outro lado, deixou em mim duas impressões muito equivocadas:  que "poluição" só era digna dessa nome quando chegasse àquele nível, e que tal situação era restrita a uma cidade específica.

Por causa de Cubatão eu não percebia a sujeira do meu rio, que passa em frente à casa da minha mãe, como poluição.  Um rio do qual não se pode beber, nem pescar, e nem praticar esportes, salvo se você gostar de perigo e adrenalina.

Hoje, a cidade tenta recuperar o meio ambiente e esquecer o seu apelido de "Vale da Morte".  Apesar de ser considerada uma história de sucesso, acho que as lembranças e os vestígios daquela poluição ainda vão assombrar sua paisagem, lençóis freáticos e consciências por muito tempo.

Sobre Cubatão devemos nos perguntar, e lembrar, que tipo de mentalidade permitiu aquela tragédia, e quantos cubatãos serão necessários para que os padrões e normas ambientais realmente sejam efetivos? Confesso o meu pessimismo porque não percebo uma transformação substancial nos modos de produção econômica e estilos de viver capazes de reverter a forma suicida de apropriação humana dos recursos ambientais.

Se é possível recuperá-la aos poucos, poder-se-ia também reverter os problemas ambientais que nos afetam em escala global?

Acredito que a poluição e Cubatão marcaram profundamente a memória brasileira, e até encontrei uma música falando do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=WKy9F52Gb8g.  É uma regravação da música da banda Psychic Possessor, da década de 80.  A gravação original pode ser ouvida no link
 https://www.youtube.com/watch?v=jAGrm6xM6oI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário