O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 20 de julho de 2014

Memória brasileira: telenovelas

As telenovelas parecem ser profundamente marcantes para a memória coletiva.  Os brasileiros gostam desse tipo de diversão, e através delas conseguimos conhecer grandes autores, trilhas sonoras incríveis, estórias maravilhosas e alguns atores excepcionais.

Algumas novelas são obras de arte, e grande parte delas é entretenimento da pior qualidade.  Mas se o vilão for ruim de doer, com certeza vai mobilizar legiões de seguidores.

Quem não se lembra da comoção nacional para saber "quem matou Odete Roitman"?  Ou do último capítulo de Roque Santeiro, que mobilizou tanto as pessoas que até atrapalhou a campanha eleitoral?

Para mim, existem duas novelas brasileiras icônicas:  a "Escrava Isaura" que parece ser lembrada todo dia por alguém, principalmente o lê-lê-lê-lê da abertura, da música Retirantes de Dorival Caymmi (https://www.youtube.com/watch?v=3BDt7h_Myds); e o impagável "O Bem Amado", cujo personagem Odorico Paraguaçu parece ser a inspiração de alguns candidatos que pululam no horário eleitoral.

Olha que entrevista interessante com Odorico: https://www.youtube.com/watch?v=9SNMIo-1_lo.  Tenho certeza que, se concorresse, ganharia as eleições de 2014.

Lembro que também gostei da novela "Pantanal", principalmente por causa das paisagens. Desde lá, o Pantanal passou a ser um lugar muito misterioso para mim, cheio de vida e assombrações, e que pretendo em breve visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário