O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Canções de ninar

São músicas cantadas para embalar o sono das crianças pequeninas.  A finalidade é acalentar e relaxar as criancinhas até que elas adormeçam, mas acho que algumas não estão dentro desses padrões.

Essas canções são algumas das memórias mais antigas dos indivíduos, e possuem um caráter tradicional, cantadas através das gerações.  No Brasil, podemos citar:

a) A incompreensível "Boi da Cara Preta"

"Boi, boi, boi,
Boi da Cara Preta,
Pega esse menino
que tem medo de careta"


b) A evidente "Nana neném"

"Nana neném,
que a Cuca vem pegar,
Papai foi para roça,
Mamãe foi trabalhar"

c) Bicho papão

Bicho papão
sai de cima do telhado
deixa o neném
dormir sossegado"

É impressão minha, ou a intenção é aterrorizar a criança para que fique deitada?

Pensando bem, o perigo está la fora em forma de boi da cara preta, o bicho papão está em cima do telhado (melhor nem pensar em subir) e você está sozinho, pois papai e mamãe foram trabalhar. Agora, cale-se, engula e choro, e durma logo, a despeito dos monstros e entidades que rondam o seu berço.

Aliás, essa faceta sobrenatural das canções de ninar sempre chamou a minha atenção, especialmente a mítica explicação para os lullabies, cuja origem supostamente remonta à expressão "Lillith abi", ou "Lilith, vá embora!".  Enfim, parece que todas as culturas possuem canções de ninar, com seu ritmo hipnótico e relaxante, e o seu estudo pode ser muito interessante para a memória coletiva (cf. http://www.bbc.com/news/magazine-21035103).

6 comentários:

  1. Vou começar a treinar. Em breve ganharei outra sobrinha (o) e é preciso estar bem capacitada para jogar toda herança cultural em cima de bebês.

    ResponderExcluir
  2. Sobrinho, o garboso Benjamin (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2016/02/benjamim.html). Vou cantar várias canções de ninar duplamente assustadoras, pelo tema e pela desafinação.

    ResponderExcluir
  3. Só para atualizar, o garboso Benjamin gosta muito de dormir nos braços de Tia Fabiana, e eu nem preciso cantar canções de ninar, para alegria geral da nação.

    ResponderExcluir
  4. Três anos depois, não há música de ninar que faça o garboso Benjamin sossegar.

    ResponderExcluir
  5. Neste ano de 2020, vou reativar as canções de ninar e as assombrações para o novo membro da família, que chegará em breve.

    ResponderExcluir
  6. Sobrinho, o majestoso Ramiro (https://direitoamemoria.blogspot.com/2020/06/ramiro.html?m=0).

    ResponderExcluir