O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 25 de março de 2016

Direito à memória dos mortos: toque de Iúna

"Dos lábios aos ouvidos" e por imitação.  Essa é a maneira que o meu mestre ensina Capoeira, e nós ouvimos e imitamos.  Aprender por observação é muito interessante pois o aluno vai percebendo, acrescentando e construindo o seu próprio jeito de fazer.

Hoje eu estava lembrando quando ouvi o toque da "Iúna" pela primeira vez.  Ele é bem diferente e bem especial, porque é raramente tocado e não há palmas nem cantos. A sensação que eu tive quando ouvi a Iúna é de solenidade e tristeza.

Aprendi que é um toque utilizado para celebrar a memória dos mortos e é uma forma delicada e compungente de homenagem.

Em geral, o toque é associado ao canto do pássaro Iúna (Anhuma), e por isso há toques graves (macho) e agudos (fêmea).  Nesse vídeo o Mestre Itapoan dá uma versão sobre o toque de Iúna e há uma gravação atribuída ao famoso Mestre Bimba:

https://www.youtube.com/watch?v=vc2t2kMOywo

2 comentários:

  1. Toque para mestre Môa do Katendê, assassinado no dia 08/10/2018.

    ResponderExcluir
  2. O mestre foi assassinado por divergências políticas. Capoeirista, ativista cultural, pai, e, segundo dizem, também era o "moço lindo do Badauê" dos versos de Caetano Veloso.
    https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2018/10/08/moa-do-katende-mestre-da-capoeira-e-moco-lindo-do-badaue-e-tirado-da-roda-com-golpe-fatal.ghtml

    ResponderExcluir