O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 28 de janeiro de 2017

Lojas históricas de Lisboa fechando as portas

Notícia triste: http://www.dn.pt/sociedade/interior/120-lojas-historicas-encerraram-desde-2015-agora-e-a-paris-em-lisboa-5628652.html

O programa "Lojas com história" é uma iniciativa da cidade de Lisboa e visa a preservar pontos comerciais estabelecidos há muito tempo, alguns centenários, que compõem a atmosfera da cidade.  Pelo que pude perceber, há um incentivo para preservar o mobiliário e o ramo da atividade (não sei quanto aos produtos), o que sem dúvida contribui para uma sensação de familiariedade, identidade e pertencimento daqueles que se acostumaram a comprar, às vezes por toda a vida, em um mesmo lugar.

Mal comparando, evidentemente, hoje fui à padaria que ficava próximo à casa da minha avó só para comer um sonho.  Hoje ela é fisicamente muito distante de mim, do outro lado da cidade, mas na minha memória está a umas poucas pedaladas com a bicicleta quebrada do meu tio, e produz o melhor sonho de todos, recheado de creme, lembranças e saudades.

Para mim, existe algo de reconfortante em saber que aquela padaria continua ali.

Enquanto tanta gente quer falsificar o passado, criando lojas com aparência de antigas, em um revival incompreensível, por que não preservar aquelas que realmente são testemunhas (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/11/produtos-centenarios.html) e sobreviveram ao tempo?

E para os turistas é uma oportunidade incrível de vislumbrar o passado da cidade através de uma janela, uma vitrine do tempo, que dá uma feição tão peculiar às cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário