O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 21 de março de 2019

Antes do plástico

Minha mãe lembra de um tempo onde o plástico era a novidade. As pessoas ficavam fascinadas com as grandes possibilidades da moldagem e da durabilidade do material, que se popularizou (na memória dela) após a Segunda Guerra Mundial, quando era criança.

Antes do plástico, ela lembrou que as sacolas de supermercado eram feiras de papel grosso.

As garrafas eram de vidro.

Os talheres, pratos e copos não descartáveis.

Muitas coisas não eram descartáveis. Parece que o plástico também incrementou a mentalidade da descartabilidade pelo uso, diferente do que acontecia antes, quando os objetos eram descartados porque quebravam ou se tornavam desnecessários.

A idéia de poder descartar um objeto ainda funcional é, para mim, quase inaceitável.  Talvez por isso, e pela durabilidade do material, antes uma vantagem e agora um problema, o plástico vem se tornando um vilão ambiental.

É possível reciclar e reutilizar, mas esses atos não vão diminuir a demanda por plástico.  Para cada garrafa plástica que se torna artesanato, outra será produzida, de forma que a reciclagem de fato contribui para a permanência da demanda.

Para superar o plástico é preciso estancar a necessidade por ele, criando alternativas mais saudáveis que consigam substituí-lo satisfatoriamente, como se faz com qualquer vício.

Um comentário:

  1. O Parlamento Europeu baniu o plástico descartável. Toda a Comunidade Européia deverá se adaptar até 2021. Então, acho que já podemos falar no "Depois do Plástico".

    ResponderExcluir