O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 11 de agosto de 2019

Modo de fazer de Fabiana (1)

Um modo de fazer que constrói saberes.

Gosto de estudar e faço isso do meu jeito. Um jeito construído ao longo dos anos e que funciona para mim quando abordo fontes bibliográficas:

Meu jeito

Esse foi o último livro que eu li, garimpado durante as férias em Portugal (julho de 2019): RAIMUNDO, Filipa.  Ditadura e Democracia - legados da memória.  Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018.

Ler, fazer o fichamento crítico ( em fichas pautadas, por favor).  Cada ficha é arquivada em um envelope com os dados do livro, assim evitamos grampos e clips que acabam manchando as fichas.

Cada livro recebe um registro em uma fichinha menor que também irá para o arquivo de ficha de livros.  Estou começando agora o procedimento de registrar meus livros em um aplicativo, que permite a consulta através de códigos de barra.

Quando eu conseguir organizar a minha biblioteca, o que não é fácil e exige muita serenidade (http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/09/serenidade.html), vou fazer um blog com os meus livros, falando um pouco sobre cada um deles.

No fim do processo, o livro irá para a estante obedecendo supostamente à ordem alfabética por sobrenome do autor.  Supostamente porque os meus critérios organizacionais mudaram ao longo do tempo, já tentei fazer por tema, paixões, ódios.  Já tentei aumentar o diálogo entre autores juntando obras de universos totalmente distintos, e é por isso que o Martelo das Feiticeiras está ao lado da Capoeira Angola na Bahia na minha estante.

Fazia sentido na época, mas acho que vou precisar uniformizar critérios de modo a que essa organização faça sentido também para outras pessoas.

Fim do processo
No fim do processo tenho duas fichas arquivadas, um livro em algum lugar na estante, e mais informação que será transformada em conhecimento.

Passei muitos anos como professora de metodologia da pesquisa, e sempre que ia falar sobre fichamento, levava alguns exemplos.  Fazia a comparação das minhas fichas iniciais e as minhas fichas atuais, para mostrar aos alunos que a técnica é dinâmica e cada um desenvolverá o seu próprio processo.

Nos últimos tempos, percebi a surpresa dos alunos porque eu "ainda" uso fichas pautadas.  Por que a senhora não faz fichamento no computador?

- Não.  Vou continuar fichando em papel porque a escrita é uma conquista milenar da Humanidade, e porque me garante a durabilidade que não depende de energia elétrica.  Se faltar luz ou bateria não vou poder fichar?

É fichando em papel que eu consigo finalizar minhas canetas esferográficas, o que é uma conquista pessoal importante (http://direitoamemoria.blogspot.com/2012/07/a-primeira-esferografica-finalizada.html).

E escrever ajuda a registrar melhor as informações.  É bom para a memória, então, eu faço.

Esse é o meu jeito, a minha tecnologia.

E sobre o livro fichado referido neste post? É um pequeno texto, muito interessante e geral sobre como Portugal lidou com o seu passado autoritário, considerando o Estado Novo (1933-1974), o legado de Salazar  e as estratégias transicionais adotadas.

Um comentário:

  1. Esse meu modo de fazer é de tentativa e acerto. Os erros nós usamos como exemplos e são transformados em conselhos: http://direitoamemoria.blogspot.com/2019/03/conselhos-retroativos.html

    ResponderExcluir